Ronaldo Silva entra com pedido de CPI para investigar funcionários fantasmas na Prefeitura de Petrolina 

0

Após compartilhar um vídeo nas redes sociais onde denuncia a existência de  funcionários fantasmas lotados na Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Petrolina, o vereador Ronaldo Silva protocolou na Câmara Municipal de Petrolina, na manhã desta terça-feira (31), um requerimento para a formação de uma Comissão Especial Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar tal situação. 

Segundo o parlamentar, ele recebeu uma denúncia no último final de semana, o que motivou o seu deslocamento até o distrito de Santa Rosa, na cidade de Serrita (PE), onde localizou duas supostas funcionárias irregulares que recebiam salários de R$ 1.700 cada uma, sem prestar o devido serviço na cidade. Uma delas alegou não ter conhecimento de tal vínculo empregatício. A outra ainda alegou que vinha à Petrolina de duas a três vezes por semana, mas não sabia explicar a função que desempenha na administração municipal. 

“E o que sabemos é que tem mais de 50 pessoas no Estado de Pernambuco. Uma delas foi admitida no dia 08 de setembro de 2022, está lotada na Secretaria de Governo da Prefeitura de Petrolina, tem um salário de R$ 1.700 por um cargo de gerente e uma delas disse que nunca andou em Petrolina. Imaginem vocês Nós vemos aqui todos os dias nos meios de comunicação, nas redes sociais, as pessoas lamentando por saúde, educação, mães chorando nos meios de comunicação porque não tem acesso a médicos, não têm medicamentos e a gente vendo o dinheiro do povo de Petrolina sustentando cabos eleitorais em Pernambuco para eleger certos políticos da nossa cidade? Isso é justo?”, questionou Silva, listando que há funcionários fantasmas não apenas nas cidades de Serrita e Cedro, mas também Campina Grande (PB), Xexéu, Palmares, João Alfredo e em outras cidades de Pernambuco. 

Silva ainda relembrou a nomeação do deputado estadual Edson Vieira, que permaneceu como assessor especial da prefeitura de Petrolina até assumir a vaga deixada pelo deputado licenciado e secretário de turismo da prefeitura do Recife, Antônio Coelho. “Então, o que eu quero pedir, senhor presidente, é que na próxima sessão vossa excelência possa colocar esse requerimento para aprovação desta casa para que a gente possa realmente descobrir quem são os fantasmas. Nós precisamos saber quem é, onde mora e onde trabalha porque o povo de Petrolina está sofrendo precisando de saúde, de educação e infraestrutura, onde pessoas e cabos eleitorais estão recebendo recursos desta prefeitura enquanto o nosso povo sofre aqui”. 

Segundo Aero Cruz, na próxima terça-feira (07) não será possível trazer o requerimento para análise porque haverá a audiência pública para debater os problemas relativos à prestação dos serviços da Compesa em Petrolina. Mas na sessão subsequente, o presidente asseverou que a solicitação de Ronaldo Silva será submetida ao plenário. 

Em nota, a prefeitura de Petrolina informou que “teve acesso ao vídeo com as denúncias sobre funcionários da Secretaria de Governo. Diante dos dados apresentados, a primeira iniciativa será a abertura de um procedimento interno para apuração dos fatos para tomada de medidas administrativas cabíveis. É essencial reforçar que a gestão municipal e toda a equipe de servidores atuam com uma ética de trabalho respeitando a transparência e o compromisso com serviço público de qualidade”.