A produção do Nossa Voz, recebeu nesta sexta-feira (04/11), uma denúncia específica com relação ao trabalho que deveria ser prestado pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (BA) – SAAE. Conforme relatos preliminares, e alguns pontos que destacam os moradores ribeirinhos da cidade, o problema crucial da unidade está relacionado ao comando do diretor. “Ele não tem especialistas para sanar as demandas com relação ao saneamento básico da população, os canais transbordam”.
“Passando para denunciar que por falta de coerência e petulância por parte do diretor do SAAE, qual recebeu ofícios de algumas equipes técnicas, ofícios de representantes comunitários, ofícios da Defesa Civil Municipal e mesmo com tantos avisos previamente fornecidos, o mesmo e sua equipe qual não tem especialistas ou estrategistas seguem colocando a saúde da população Juazeirense em risco. Ao mínimo sabem o dano que estão causando? Pessoas estão sendo duramente prejudicadas, são milhares de famílias recebendo fluxo de esgoto dentro de suas casas, por incompetência técnica de uma gestão falha e como foi dito, são ditadores disfarçados.
Esse SAAE faz um desserviço à população, são ofensas de âmbito pessoal, profissional e total descaso com a população qual foi agredida por ofensas racistas e violência eleitoral, e nada foi feito mais uma vez. Há meses não é realizado a limpeza dos canais, limpeza em drenagens pluviais e limpeza de redes coletoras de esgoto, causando assim o transbordamento dos canais. E essas pessoas não se movimentam visando melhorias, olham a tragédia acontecer de longe com “bons olhos”. Quando essa água suja chegar no Paço Municipal, Britoaldo toma providência. O SAAE segue dando aula de como não fazer saneamento básico, uma aula de como não fazer gestão”, desabafou a fonte que não quis ser identificada.
A produção do Nossa Voz procurou a assessoria do SAAE que emitiu a seguinte nota:
O SAAE de Juazeiro informa que devido às fortes chuvas que caíram em Juazeiro, desde noite desta quinta-feira (03), o nível dos riachos urbanos que cortam a cidade tiveram um aumento significativo. O SAAE, reforça que as nossas equipes estão de prontidão desde as primeiras horas do dia para atender todas as demandas que estão sendo ocasionadas pelas chuvas.
O trabalho preventivo da Prefeitura de Juazeiro segue em regime de plantão para garantir a segurança da população. Em caso de necessidade, a comunidade poderá entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (74) 99931-2210 (que também funciona como WhatsApp).
Ascom/SAAE
.
Veja vídeo: canal obstruído no bairro Monte Castelo.