Sabatina Nossa Voz: “Não adianta soltar promessas eleitoreiras e depois dar com chicote nas costas das pessoas”, diz Miguel sobre redução de impostos

0

Em entrevista ao Nossa Voz desta quarta-feira (17), o candidato ao governo Miguel Coelho (UB) duvidou da proposta de redução da carga tributária de Pernambuco, feita pelo candidato da Frente Popular, Danilo Cabral (PSB). Coelho confirma ser possível reduzir os impostos, mas após os devidos cálculos acerca da saúde financeira do estado. Em entrevista recente a uma rádio da capital, Cabral prometeu que, caso seja eleito, o “IPVA de Pernambuco será o menor do Nordeste”.

“Eu falo dessa mentira que ele cita e hoje piorou porque veio dizer agora que também vai reduzir o ICMS. Porque, veja só: Como é que nos últimos oito anos o governo Paulo Câmara foi responsável por fazer os maiores aumentos de impostos da carga tributária do estado. Pernambuco hoje tem o IPVA mais caro do Nordeste, uma das alíquotas de ICMS mais caras em todo o Nordeste, diversos itens da nossa economia e agora o candidato que aplaudiu, que assinou, que apoiou esse governador está dizendo que vai tudo na contramão? Eu acho que isso é uma afronta à inteligência, ao bom senso, ao equilíbrio das pessoas que estão pagando na pele esse alto custo tributário do nosso estado”, respondeu Miguel. 

O candidato do União Brasil destacou ainda que a carga tributária reduz a atração de novos empreendimentos, o que dificulta a geração de empregos. “Não é à toa que Pernambuco é o pior estado para fazer negócio do Brasil, o que menos investe per capita do Nordeste, é o que tem mais desempregados, junto com a Bahia, que tem as piores estradas em todo o Brasil. Então, acho que precisamos fazer este debate de forma muito transparente, com a verdade. Não adianta querer soltar promessas eleitoreiras só para enganar a população e depois dar com um chicote nas costas das pessoas, porque é isso que está acontecendo aqui em Pernambuco”, apontou.

Ele ainda aproveitou a oportunidade para detalhar seu plano de governo. “Na nossa proposta, não estamos falando em reduzir as alíquotas do IPVA, estamos falando em isentar o IPVA para quem tem uma moto até  cilindradas, para quem tem um carro acima de 10 anos de idade, da gente poder reduzir sim as alíquotas do ICMS para alguns itens essenciais como consta no nosso plano de governo. Queremos desburocratizar e reduzir pela metade o tamanho do estado para que possamos fomentar novos negócios, inclusive, incentivando quem é pequeno, médio comerciante, empresário, empreendedor porque são essas pessoas que geram emprego. Então, estamos fazendo um debate aqui pautados pela transparência, pela verdade e fazendo contas. Porque tem que fazer conta antes da campanha para se comprometer com o que pode fazer, porque depois que a campanha passa e se dá uma desculpinha esfarrapada, são quatro anos que a população vai passar pagando o preço da incompetência e Pernambuco não pode mais se dar a esse luxo”.