Em Santa Maria da Boa Vista-PE, desde o mês de fevereiro estão sendo feito o recadastramento biométrico. Mas a procura tem sido muito pouca de acordo com Chefe do Cartório Eleitoral, João Batista.
O prazo de encerramento é em março de 2020, no entanto, para João Batista esse período pode ser considerado muito curto, já que poucos eleitores estão procurando o cartório para o procedimento de revisão biométrica. No município o número de eleitores chega na casa dos 29 mil, e até o momento pouco mais de 2 mil eleitores já se dirigiram ao cartório para a revisão biométrica.
O Chefe de Cartório destacou mais uma vez a importância do recadastramento, alertando para as consequências. “A primeira consequência é o cancelamento do título eleitoral, ficando com o título cancelado gera problema para o CPF, o que pode impactar em benefícios sociais como Bolsa Família e inclusive aposentadorias. Outras consequências também é fazer matrículas em instituição de ensino superior, questões de emprego, concurso público não pode tomar posse com título cancelado, o recadastramento biométrico não se restringe somente a questão do voto”.
João Batista também orientou os eleitores quanto a questões de agendamento através do site. O eleitor deve fazer o agendamento sempre na última semana de cada mês, período que abrem novas vagas. (Texto: Anderson Guimarães)