Evento começou nesta quinta (17) e segue até o sábado (19); Prefeito destaca impacto cultural e econômico da festa que movimenta toda a região do Vale do São Francisco.
Começou na quinta-feira (17), em Santa Maria da Boa Vista, a 26ª edição da Serenata da Recordação, um dos maiores eventos culturais do Sertão de Pernambuco. Criada em 1999 por um grupo de amigos, a festa cresceu, ganhou corpo e hoje é símbolo da memória afetiva do povo boavistano — e de toda a região do Vale do São Francisco.
Com vasta programação, o evento vai até sábado (19), reunindo seresteiros, turistas e artistas de renome nacional como Leonardo, que encerra a programação musical no sábado.
Em entrevista ao programa Nossa Voz, o prefeito George Duarte, acompanhado dos tradicionais seresteiros, falou sobre o crescimento e a importância do evento, tanto para a cultura quanto para a economia local.
“É uma felicidade poder estar realizando a 26ª Serenata da Recordação. Cada vez mais a gente fica empolgado, com o espírito de pertencimento. Conseguimos ampliar o pátio, mais espaço, mais gente, mais comodidade. Desde ontem já iniciamos a colocação das placas com o nome dos nossos seresteiros. Ontem mesmo já superamos todas as expectativas. O percurso ficou lotado de pessoas, inclusive de fora. Teve até caravana de 15 senhoras do Piauí que marcaram presença. Isso mostra a força da nossa festa.”
O evento reúne multidões vestidas de branco, que percorrem 13 estações no sítio histórico da cidade ao som de violões, vozes emocionadas e repertório recheado de canções que marcaram época. A programação começou com a entrega das placas na antiga estação ferroviária e segue com shows musicais e o tradicional desfile dos seresteiros.
Movimentação econômica e turismo regional
Segundo o prefeito, a festa também representa um forte impacto na economia de Santa Maria e região. A previsão é de movimentar cerca de R$ 15 milhões nos dias do evento.
“Não tem mais vaga em hotel. Os salões de beleza, as lojas de roupa e calçado estão lotadas. Um comerciante de Petrolina me disse: ‘Prefeito, só para o pessoal ir pra serenata, vendi mais de 100 peças de roupa’. Isso aquece não só Santa Maria, mas Lagoa Grande, Orocó, Petrolina. É uma movimentação regional.”
A festa também se conecta com o turismo local. Grupos de visitantes já organizam roteiros que incluem vinícolas de Lagoa Grande e pontos turísticos históricos da cidade.
“Hoje, os seresteiros já fazem parte da rota do vinho. Tem gente saindo daqui, de Petrolina, para conhecer vinícolas e depois participar da serenata. É um circuito turístico que nasceu junto com a música. E agora estamos levando esse pertencimento para dentro das escolas. Já temos os seresteiros mirins. Inclusive, hoje vamos encontrar alguns na Feira da Terceira Idade.”
Nova geração de seresteiros
Durante a entrevista, o prefeito fez questão de destacar a participação de crianças e jovens na Serenata, reforçando que a tradição está sendo renovada a cada ano.
“Tem menino com 9 anos já cantando. Tem adolescente, tem mulherada também — esse ano temos mais de 10 mulheres no grupo. Começamos com um grupo pequeno, hoje temos quase 70 seresteiros. E se você toca, canta ou apenas ama a boa música, pode vir. Tem espaço para todo mundo.”
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Sexta (18)
- Percurso com seresteiros
- Apresentação do grupo Vozes
- Show com Vicente Nery
- Show com The Fevers
Sábado (19)
- Percurso com seresteiros
- Shows com Zé de Célia, Alex Lavor, Leonardo, Labaredas e MPA
A Serenata da Recordação segue até este sábado (19), com shows e desfiles que prometem emocionar visitantes de todas as idades. E como disse o prefeito George Duarte, “quem vai, sempre volta. E sempre traz mais um.”