Os três primeiros dias do São João de Petrolina transcorreram sem maiores intercorrências em relação a segurança. A Secretaria Executiva de Segurança Pública divulgou, nesta segunda-feira (19), um balanço das ocorrências durante os dias da festa junina e nenhum fato mais grave foi registrado.
A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou mais de 80 abordagens em pessoas em atitude suspeita, 10 mediação de conflitos e registro de três celulares roubados. Não houve nenhuma detenção. Esse é o resultado da grande efetividade do esquema de segurança, fruto de planejamento e ação integrada de todos os órgãos, para garantir uma experiência positiva ao público que prestigia as atrações no Pátio Ana das Carrancas.
“A operacionalização do plano de segurança inclui recursos humanos e tecnológicos, para cobertura de cada espaço do evento e suas adjacências. Seguindo a orientação do prefeito Simão Durando estamos realizando patrulhamentos preventivos, observação estratégica em postos elevados, monitoramento, em tempo real, das imagens captadas pelas diversas câmeras”, enfatizou o secretário executivo de Segurança Pública, Luiz Cláudio.
Para os próximos dias de programação, o secretário enfatiza que as equipes estão preparadas para atuar em prol da tranquilidade do evento. “Estamos cada dia mais preparados e atentos para atuar com assertividade, também, de maneira que mantenhamos a tranquilidade com a qual vem ocorrendo essa grande festa”, afirma Silvio Prado.
O São João de Petrolina conta com o importante apoio das Polícias Militar (PM), Civil (PC), Rodoviária Federal (PRF); Corpo de Bombeiros; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e Agência Municipal de Vigilância Sanitária.