O cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes foi a temática do o 6º Fórum de Saúde Mental promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). O encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (8), reuniu cerca de 50 profissionais de diversos setores da assistência em saúde, rede psicossocial, educação e justiça.
Os fóruns foram desenvolvidos com o objetivo de fortalecer os dispositivos de assistência em Saúde Mental do município. “Precisamos desses espaços de encontro para que os diversos setores discutam e possam estreitar as relações e articulações sempre pensando no cuidado dos usuários. Escolhemos a assistência para crianças e adolescentes, pois ainda é um público muito invisibilizado, quando se trata de saúde mental”, explicou a diretora em Saúde Mental da Sesau, Ana Ires Almeida.
A agente comunitária de saúde, Marilene Ramos, comentou como esse debate multiprofissional repercute positivamente no desenvolvimento do trabalho junto à comunidade. “Hoje a gente acompanha muitos casos de autistas, pessoas com depressão entre outras condições. É muito importante essa articulação com os psicólogos, psiquiatras e outros profissionais. Discutindo e buscando novos conhecimentos, poderemos oferecer um suporte melhor para as crianças e adolescente nas Unidades Básicas de Saúde”, disse.
As discussões foram mediadas pela psicóloga e professora Uniftc, Laiane Machado, e o psicólogo e Gerente do Caps AD, Víctor Reis.