A Ilha do Fogo, localizada entre os estados de Pernambuco e Bahia, foi palco da ação “Saúde que Conecta – Uma ponte de cuidados entre pessoas e territórios”. A iniciativa foi idealizada pelas Prefeituras de Petrolina e Juazeiro , como parte da campanha Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais. A ação reforçou a importância da integração entre os dois municípios vizinhos para ampliar o alcance da saúde pública e levar cuidados essenciais à população.
Durante o dia, moradores e frequentadores da ilha puderam acessar uma série de serviços gratuitos de saúde, como testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C, além da distribuição de autotestes, vacinação para atualização da caderneta, acolhimento e escuta qualificada, entrega de materiais educativos, e atividades como aulas de funcional e auriculoterapia. A ação destacou a força do trabalho conjunto entre as gestões municipais de Petrolina e Juazeiro, promovendo uma abordagem integrada, preventiva e humanizada.
A ação entre os municípios representa muito mais do que proximidade geográfica, simboliza cuidado, acolhimento e compromisso com a vida. Para Alexandrina Silva, que costuma frequentar a Ilha do Fogo com a família nos momentos de lazer, levar ações de saúde a espaços públicos é um ato de cuidado coletivo. “A gente vem para cá para se refrescar, descansar, e se divertir, e encontrar uma ação assim, num lugar onde todo mundo passa, é muito importante. Às vezes a pessoa não vai até o posto, mas se cuida porque encontrou a saúde aqui, no meio do lazer. Isso mostra atenção e cuidado com a gente”. Disse alexandrina.
A ação “Saúde que Conecta” reforça que quando o cuidado é coletivo, o impacto positivo é maior. Unir forças para proteger a saúde da população é um passo essencial para construir cidades mais humanas, saudáveis e integradas.
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde
Fotos: Erlan Alexandre