O diário oficial de hoje informa que a Secretaria de Defesa Social (SDS) adquiriu câmeras filmadoras para serem utilizadas pelos policiais no patrulhamento nas ruas.
O governo do PSB começou a por em prática a medida no ano passado, mas saiu antes de cena.
A promessa de que os PMs do Estado passariam a usar o equipamento foi feita pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco em setembro de 2021.
A previsão, na época, era que os PMs começarem a usar os equipamentos em dezembro daquele ano ou em 2022.
O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) tinha sugerido o uso do equipamento para o Poder Executivo do Estado, após os eventos que resultaram em violência no protesto contra Bolsonaro, no Recife, em maio de 2021.
Em outubro passado, por decisão do Comando da Polícia Militar, foi adiada a licitação para a compra de “Câmeras Filmadoras Corporais Policiais Individuais (Body Cam), para os coletes que iriam filmar a ação dos policiais. Foi aberto um novo processo licitatório.
O valor estimado da nova licitação era o mesmo da anterior, R$ 1.874.147,52.
No ano passado, ano de eleições, um informe do site Fogo Cruzado cita que as câmeras voltaram à pauta com mais força depois que mortes cometidas policiais caíram em São Paulo e muito. Os 18 batalhões paulistas que usaram bodycams registraram queda de 85% no número de mortes em operações, nos sete meses seguintes à instalação. E detalhe: a morte de policiais também caiu.
(Fonte: Jornal do Commercio)