Secretaria de Desenvolvimento Social inicia ciclo de capacitações com foco na diversidade e no respeito às diferenças

0

Em comemoração ao Dia Nacional da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes) iniciou, nesta quarta-feira (30), um ciclo contínuo de atividades de formação interna para os servidores, com o objetivo de prepará-los para atuar de maneira mais inclusiva e respeitosa com todos os públicos.

A palestra foi conduzida pela comandante da Ronda Maria da Penha em Juazeiro, Tenente Tatiane Carvalho, e abordou temas como violência contra a mulher no ambiente institucional e o respeito às relações dentro da própria secretaria.

“É um dia para refletirmos sobre os avanços das mulheres, a luta por nossos direitos e, principalmente, sobre a reeducação da população em relação a essas conquistas. Estar aqui na Sedes, que trabalha diretamente com o desenvolvimento social e ações sociais, é fundamental para construirmos, juntos, um pensamento que alcance todas as pessoas, especialmente aquelas que atuam com políticas sociais”, destacou.

Maria Quitéria, superintendente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), também ressaltou a importância dessa capacitação contínua para o corpo de servidores da Sedes: “Estamos iniciando um processo de atividades contínuas, onde precisamos formar nossos servidores para que eles estejam preparados para atender todos os públicos, incluindo a atuação deles na sociedade. Como a secretaria também trabalha com diversidade, precisamos preparar nossos servidores para atuar dentro desse espaço, respeitando as diferenças”, afirmou

A formação ainda abordou ainda a questão da violência contra a mulher, dentro do contexto institucional, enfatizando a criação de um ambiente de respeito e igualdade para todos. A Sedes continuará a trabalhar com temas que promovam a inclusão, o respeito às diferenças e a construção de um ambiente mais justo e acolhedor para todos.

Dia Nacional da Mulher

A data, comemorada anualmente em 30 de abril no Brasil, foi instituída pela Lei nº 6.791, em 1980, com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos das mulheres e combater as desigualdades de gênero.

O Dia Nacional da Mulher foi escolhido em homenagem ao nascimento de Jerônima Mesquita, líder e fundadora do movimento feminista, que também atuou no desenvolvimento do Conselho Nacional das Mulheres e na luta pelo direito das mulheres ao voto.

Com foco em combater o sexismo e a misoginia, além de promover a igualdade de gênero, a data reforça a importância do papel das mulheres em diversas áreas da sociedade, em uma luta contínua pela equidade.

Ascom PMJ