Secretária de Direitos Humanos de Pernambuco faz balanço e apresenta ações para 2025

0

Nesta sexta-feira (27), a secretária executiva de Direitos Humanos de Pernambuco, Gláucia Andrade, participou de um programa de rádio para fazer um balanço das ações realizadas pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos ao longo de 2024. Ela também detalhou as iniciativas de prevenção à violência e comentou sobre o programa “Juntos pela Cidadania”, que será implementado em Petrolina em janeiro de 2025.

Gláucia destacou o papel da secretaria na promoção de políticas públicas voltadas para populações vulneráveis e na proteção de pessoas ameaçadas de morte. “A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos tem a missão de promover políticas de enfrentamento às violências contra populações vulneráveis. Estamos trabalhando para garantir o direito à cidadania, seja por meio da emissão de documentos gratuitos ou de programas de proteção e assistência”, afirmou.

Ao comentar sobre as ações previstas para o próximo ano, a secretária enfatizou a importância de descentralizar os serviços estaduais. “Encontramos um governo com ações muito concentradas na Região Metropolitana. Nossa governadora tem nos orientado a interiorizar as políticas públicas. Em Petrolina, no início de janeiro, teremos a primeira edição de 2025 do programa Juntos pela Cidadania, com serviços gratuitos como emissão de documentos, cortes de cabelo, atendimentos do Detran e outros, abrangendo diversas áreas”, disse Gláucia.

Sobre os desafios enfrentados na gestão da secretaria, Gláucia mencionou a necessidade de tornar os direitos humanos mais acessíveis à população. “Discutir direitos humanos de forma que todas as pessoas entendam que são portadoras desses direitos é um dos nossos principais objetivos. Essa abordagem permite que o acesso à justiça, saúde e educação seja ampliado, começando pela documentação civil, que é a base de tudo”, explicou.

Ela também destacou as ações voltadas para o combate à violência contra a mulher. “Essa é uma questão estrutural, que vai além da denúncia. Estamos somando esforços com outras secretarias, como a da Mulher, para intensificar ações de acolhimento e prevenção. O governo está ao lado das mulheres e não admite nenhum tipo de violência”, ressaltou.

O programa Juntos pela Cidadania será realizado em Petrolina entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2025. Gláucia reforçou que todos os atendimentos serão gratuitos e abertos à população. “Queremos garantir que a sensação de acolhimento e presença do estado chegue a todos, da Região Metropolitana ao Sertão. Esse é o nosso compromisso para 2025”, concluiu.