Secretaria de Educação de Juazeiro inicia mais uma etapa do Censo Escolar 2025

0

A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc iniciou, nesta quarta-feira (09), mais uma fase do Censo Escolar 2025. O levantamento foi iniciado em junho, com o cadastramento de gestores e secretários escolares como operadores do Censo. A nova etapa consiste na inserção de dados dos alunos e professores no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP.

O Censo Escolar é um levantamento detalhado de informações sobre as escolas, os alunos e os profissionais da educação básica, incluindo creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. Para apoiar os secretários escolares na inserção das informações, a Seduc preparou uma equipe de suporte técnico que está orientando os servidores.

A superintendente de Gestão de Rede da Secretaria, Miranery Amorim, explicou a importância do Censo para a rede municipal de ensino. “Esses dados são fundamentais para garantir o repasse de recursos como o Fundeb, da alimentação escolar e do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. É esse levantamento, também, que permite a elaboração de políticas públicas para a educação, o planejamento das redes de ensino e o monitoramento das metas dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação”.

Miranery ressaltou, ainda, que as escolas da rede privada de ensino também precisam registrar os dados das suas escolas. “Nós estamos mobilizando as escolas da rede privada e fazendo a articular para que esses dados sejam informados ao sistema do IMEP. Zelar pelo preenchimento dos dados do município como um todo também é uma atribuição nossa, enquanto Secretaria de Educação”, pontuou.

Entre os dados informados nesta primeira etapa estão informações sobre a estrutura, localização e dependências administrativas da escola; nome, data de nascimento, gênero, cor/raça, necessidade especial, etapa de ensino e turno dos alunos; tipo de vínculo, formação e atuação dos profissionais de educação; além de informações sobre as turmas e a gestão escolar.

A plataforma estará aberta para a informação dos dados até 1 de agosto.

Eneida Trindade – Ascom/PMJ