Secretaria de Educação de Salgueiro lança programa voltado à educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino

0

A Secretaria de Educação de Salgueiro lançou nesta segunda-feira, 10, o programa “Apoio com Afeto: estágio para um futuro inclusivo”, com objetivo de melhorar o suporte às crianças que precisam de cuidados especiais nas escolas e creches municipais.

“Esse projeto vem trazer segurança, vem trazer, de uma maneira brilhante, acolhedora, inclusão de fato para os nossos alunos atípicos”, destaca a secretária de Educação, Maysa Lavor, salientando que a escola deve ser um ambiente acolhedor, independentemente de qualquer particularidade do estudante.

“Sabemos que estudantes atípicos podem por muitas vezes encontrarem barreiras nesse desenvolvimento pedagógico; e é pensando nisso que criamos o projeto aqui na Secretaria de Educação, juntamente com a nossa equipe de Educação Inclusiva, após muita escuta”, completa a secretária, ressaltando que as famílias atípicas foram ouvidas no desenvolvimento do projeto.

A ação tem como principal pilar o apoio para os estudantes atípicos, propiciando que eles tenham autonomia no contexto de uma educação inclusiva, com equidade no ensino. O principal eixo do projeto é o auxílio ao aluno na escola, por meio de profissionais de Apoio Escolar e uma equipe nucleada na Secretaria de Educação, formada por diversos profissionais, como psicopedagogo, psicólogo, assistente social e educador físico. “Dessa maneira, a gente vai conseguir, de fato, planejar uma educação inclusiva de verdade”, ressalta a secretária.

Os profissionais que vão atuar no Apoio Escolar serão recrutados de duas formas: por meio de processos de estágio, através de cooperação firmada pela secretaria com instituições de ensino do município; e de um processo seletivo da secretaria para profissionais de Apoio Escolar. A seleção própria da pasta já está sendo elaborada e terá o edital divulgado em breve.

“Eu tenho certeza que esse projeto, ‘Apoio com Afeto: estágio para um futuro inclusivo’, vai ser de fato um grande marco na nossa educação, trazendo equidade no nosso ensino da rede municipal”, acredita a secretária de Educação.

Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Salgueiro