Três casos de meningite foram confirmados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco em Salgueiro ontem (06). De acordo com o levantamento, foram notificados quatro casos suspeitos da doença na área da VII GERES e três foram confirmados.
Os pacientes são: um rapaz de 19 anos, uma jovem de 18 anos e o um menino de 9 anos. Os dois primeiros deram entrada no Hospital Regional Inácio de Sá, nos dias 20 e 22 de maio, e foram transferidos para o Hospital Correia Picanço (HCP), em Recife. Ambos já receberam alta. Já a criança segue internada em um hospital do Recife com meningite pneumocócica.
Em nota, a secretaria Estadual de Saúde disse que “não há motivo para apreensão nem pânico por parte da população. Vale ressaltar, ainda, que todas as ações de vigilância já foram executadas em tempo oportuno. Além disso, todos os contatos próximos dos casos confirmados já receberam a quimioprofilaxia contra a doença. Os profissionais de saúde da região também estão sendo instruídos sobre o manejo e diagnóstico corretos de casos suspeitos, assim como estão aptos a orientar a população sobre as principais medidas de prevenção”.
Sobre a doença
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.
Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão. (fonte Ministério da Saúde)