Secretária de Saúde de Juazeiro fala sobre ações para melhorar a atenção básica e o atendimento especializado

0

A secretária de Saúde de Juazeiro, Ana Lúcia Alves, falou sobre as ações realizadas pela pasta nos primeiros dois meses de sua gestão, em entrevista à Rádio Grande Rio FM, na sexta-feira (26).

Alves destacou que sua prioridade é a atenção básica, com foco na prevenção de doenças. Para isso, a pasta está implantando o atendimento noturno em algumas unidades de saúde, além de realizar mutirões de saúde da mulher e da criança.

“Estamos tentando zerar as filas, otimizando cada vez mais esse processo. Fizemos um cronograma e a gente está com essa expertise e acertamento em 2024 em cima da atenção básica. Porque se eu estou com prevenção, eu não vou sobrecarregar a atenção especializada. Assim, também estamos implantando o atendimento noturno, porque muita gente trabalha no comércio e zona rural e chega mais do que às 4h da tarde e acaba desistindo. Por isso, a gente fez um cronograma e vai informar a comunicação”, disse a secretária.

Alves também falou sobre a necessidade de melhorar o atendimento especializado, principalmente nas áreas de cardiologia, oftalmologia e neurologia. Ela ressaltou que o município de Juazeiro atende pacientes de todo o Vale do São Francisco, o que aumenta a demanda.

“Sabemos que o atendimento especializado é uma demanda importante da população. Estamos trabalhando para melhorar esse atendimento, mas sabemos que é um desafio, pois enfrentamos a falta de recursos e a escassez de profissionais especializados.”

Contudo, a secretária anunciou que, em julho, serão inaugurados 35 leitos de UTI neonatal no Hospital Regional de Juazeiro. Com isso, o município passará a atender pacientes de Remanso e Casa Nova.

“Em julho será inaugurado 35 leitos neonatal, então não vamos mais mandar crianças daqui para Salvador. Então, já vai ter a inauguração desses leitos no Regional, a gente vai começar a atender Remanso, Casa Nova e Curaçá”. 

Alves também falou sobre a realização de cirurgias neurológicas no Regional. Segundo ela, esse tipo de cirurgia era realizado apenas em Salvador. “Também teremos a cirurgias neurológicas que eram voltadas ao Trauma”. 

Além das ações mencionadas acima, a pasta de Saúde de Juazeiro também está realizando testes rápidos de HIV no Carnaval. O objetivo é incentivar a prevenção da doença. “A gente criou um bloquinho com trio para motivar a população e estimular o uso do preservativo. Parece que está esquecido. Ontem, mesmo quando saí, eu oferecia às pessoas (o preservativo) e elas diziam que não queriam. É muito importante a gente entender que a prevenção é tudo”. 

A pasta também está realizando um trabalho de conscientização sobre a vacinação. Segundo a secretária, o índice de vacinação está baixando no município. “Estamos trabalhando para garantir o acesso da população a serviços de saúde de qualidade”, disse Alves.