A Secretaria de Saúde de Pernambuco começou hoje (10) a campanha de imunização contra o Sarampo. Deve ser vacinado o público entre 5 e 19 anos. A ação é para quem nunca foi vacinado ou para aqueles que ainda não finalizaram o esquema.
“Continuamos com a circulação do vírus do sarampo em diversos Estados brasileiros, inclusive em Pernambuco”, afirmou a superintendente das Doenças Imunopreveníveis e Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.
Além disso, de acordo com os dados preliminares, em 2019 foram aplicadas no Estado 54% a mais do que no mesmo período de 2018. A vacina tríplice viral é disponibilizada de rotina nos postos de saúde para o público de 6 meses a 11 meses – a chamada “dose zero”. Ao completar 1 ano, deve ser feita a primeira dose, com reforço aos 15 meses.
Contudo, para a população de 2 a 29 anos não vacinada, o esquema é feita em duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas. Adultos de 30 a 49 anos não imunizados precisam tomar apenas uma dose. Além disso, profissionais de saúde precisam ter um esquema feito com duas doses.
Uma nova campanha contra o sarampo, prevista para agosto deste ano, será focada no público de 30 a 59 anos. Até o dia 25 de janeiro, foram notificados 46 casos de sarampo em Pernambuco, com 3 confirmação e 16 descartes. Em 2019, foram 315 confirmações de sarampo.
Leia também:
Sarampo: Prefeitura de Petrolina monta estratégia de vacinação durante Carnaval