A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem buscando estratégias para ampliar a cobertura vacinal do município. A equipe de Vigilância em Saúde vem realizando capacitações sobre Busca Ativa Vacinal (BAV) para diversos públicos. Na segunda-feira (12), os Agentes de Saúde começaram a ser contemplados e as atividades seguiram até esta quarta-feira (14).
A capacitação tem como tema: ‘Busca ativa vacinal, uma ação intersetorial como estratégia de aumento das coberturas vacinais’, e está sendo abordada a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, quais vacinas são disponibilizadas pelo SUS e as estratégias para ampliar as coberturas vacinais. Na ação, foram realizadas atividades laborais com técnicas de alongamento para os Agentes de Saúde com o objetivo de orientar sobre as lesões relacionadas ao trabalho, já que é muito importante o cuidado com a saúde do trabalhador.
O diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, explica que essas capacitações têm o objetivo de fortalecer as estratégias de vacinação no município. “Buscamos sensibilizar os nossos profissionais com o intuito de explicar a importância da vacinação e quais as consequências das baixas coberturas vacinais. Estamos seguindo as orientações do prefeito Simão Durando, que destaca a relevância da prevenção. Assim, priorizar a imunização e montar uma força-tarefa que possa identificar essas crianças que estão com as vacinas em atraso são ações fundamentais”, destaca.