Nesta sexta-feira (1º), o secretário executivo de Cultura de Petrolina, Cássio Lucena, participou ao vivo do programa Nossa Voz para falar sobre as ações que a prefeitura está realizando neste mês de agosto voltadas à formação cultural e à inclusão de artistas e grupos locais no Mapa Cultural Municipal.
Durante a entrevista, ele destacou o papel da Secretaria como articuladora de políticas públicas que ampliem o acesso à informação e descentralizem os recursos culturais.
“Como você bem falou aí nessa introdução, a gente escolheu agora o mês de agosto para movimentar e fazer o que é a nossa obrigação como agentes públicos culturais”, afirmou Lucena. “Fazer com que a gente caia nessa reorganização, reoxigenação cultural no país inteiro”.
Cássio também mencionou o reconhecimento nacional do município na forma como conduz as políticas culturais:
“Um dia desse, a gente ficou muito vaidoso e feliz porque, em uma reunião da União do MEC, fomos citados como exemplo da forma democrática e transparente com que a gente vem trabalhando as políticas públicas federativas no âmbito da gestão municipal”, comemorou.
Oficinas e cartilha acessível
Ao longo do mês, equipes da Secretaria Executiva de Cultura irão percorrer diversas comunidades levando oficinas presenciais sobre elaboração de projetos culturais e como se cadastrar no Mapa Cultural Municipal, ferramenta digital exclusiva da cidade.
“A gente está levando a cartilha de elaboração de projetos. Ela identifica o público-alvo, ensina a planejar orçamento… é um be-a-bá para quem está distante das informações digitais”, explicou o secretário. “A gente leva essa cartilha física e também por QR Code. Depois que a gente explica tudo, a gente deixa o documento para que as pessoas trabalhem suas ideias”.
Lucena ressaltou que ações como essa visam corrigir desigualdades históricas de acesso:
“Se a gente não fizer essa busca ativa, se a gente não visitar as comunidades, o dinheiro sempre fica nas mesmas mãos. O nosso papel é fazer com que o sanfoneiro da área de Sequeiro tenha o mesmo acesso que alguém do centro urbano”.
Mapa Cultural Municipal: uma exclusividade de Petrolina
Segundo o secretário, Petrolina é a única cidade do estado a possuir uma plataforma própria de mapeamento cultural:
“Nem Recife tem. Só Petrolina tem o seu próprio mapa cultural. Ele mapeia os produtores culturais, coletivos, instituições e espaços, o que facilita a gestão cultural, o trabalho dos comunicadores, dos estudiosos e da população em geral”.
Questionado sobre quantos artistas e grupos culturais ainda não estão mapeados, Cássio esclareceu:
“A gente lançou esse mapa recentemente, então não temos esse número fechado. O número é fluido. Mas com essa busca ativa, até o final do ano teremos um painel fixo de instituições, coletivos, espaços e artistas cadastrados”.
Serviço
Durante todo o mês de agosto, a Secretaria Executiva de Cultura de Petrolina estará em comunidades urbanas e rurais levando oficinas e orientações sobre o uso das ferramentas digitais culturais. As formações são gratuitas e visam fortalecer o protagonismo cultural de base comunitária.
Já a Cartilha para Elaboração de Projetos Culturais é um guia prático, acessível e didático que orienta produtores e artistas sobre como estruturar propostas culturais. O material oferece dicas sobre redação, definição de metas, orçamento e estratégias de execução. A cartilha é uma aliada importante para quem busca apoio financeiro por meio de editais públicos ou patrocínios privados. Para baixar e ter acesso a esse material, acesse esse link: https://drive.google.com/file/d/1wL23qO31mx_rgyvqb1bMy54gR4qWrkJW/view?usp=drive_link.
A Secretaria Executiva de Cultura destaca que essas ferramentas estão disponíveis de forma permanente e são essenciais para ampliar o acesso às políticas públicas culturais do município. Durante o mês de agosto, uma equipe vai visitar várias comunidades que possuem grupos culturais para realizar uma formação voltada elaboração de projeto culturais e inserção de dados no Mapa cultural, orientando o público como essas ferramentas podem auxiliar na garantia de recursos e oportunidades.
CRONOGRAMA DE VISITAS
05/08 – 19h: Praça da Juventude no João de Deus;
07/08 – 19h: Escola Municipal José Cícero de Amorim em Rajada;
13/08 – 19h: Associação dos Moradores na Areia Branca;
19/08 – 19h: Centro de Cultura Mulheres Cordelistas no Cosme e Damião;
20/08 – 19h: Terreiro Mãe Jéssica no José e Maria;
21/08 – 19h: Centro Pastoral no N7;
22/08 – 19h: CMEI Maria Lúcia Diogo no Ilha do Massangano;
23/08 – 14h: Escola Municipal Eduardo Souza, em Uruás
26/08 – 19h: Associação dos Moradores em Terra Nova;
27/08 – 19h: Terreiro ilé dará asè opó oyasidè òmí òsún no Porto da Ilha, estrada das Pedrinhas;
28/08 – 19h: Casa Cores na Petrolina Antiga
29/08 – 19h: Mulheres Rendeiras no José e Maria.