A nova Secretária da Mulher de Petrolina, Socorro, compartilhou com exclusividade suas prioridades e projetos para a área de assistência social, destacando a importância do trabalho interdisciplinar com diversas secretarias e a criação de parcerias estratégicas para atender as mulheres que mais precisam.
Durante entrevista, ela afirmou: “Será um trabalho interdisciplinar, por exemplo, com a Secretaria Municipal de Educação, com a Secretaria Municipal de Saúde. É importantíssimo, começar nas escolas. Eu acho que a gente tem, é, nos meus planejamentos já tem a gente fazer justamente essas palestras nas escolas.”
Socorro ainda ressaltou a importância de um atendimento mais eficiente para as mulheres que necessitam de acompanhamento psicológico, sobretudo aquelas que sofreram violência. “Secretaria de Saúde é importantíssimo a gente ter ela, inclusive hoje. É, vale ressaltar que lá no CEAM a gente tem esse atendimento e a gente mudou uma forma de atendimento com psicólogo. Essas mulheres que precisam de um acompanhamento psicológico, ela tem que ter uma celeridade, ela não pode ficar esperando a fila normal do posto de saúde”, afirmou, destacando a relevância da agilidade nesse processo para um cuidado adequado.
A secretária detalhou ainda a forma como essa assistência será oferecida às mulheres vítimas de violência: “O que que foi conversado com João – Secretário de Saúde de Petrolina, que inclusive me deu muita atenção nesse sentido, dessas mulheres que vão precisar desse acompanhamento, ela ser colocada mais rápido, o mais rápido possível, porque a mulher quando ela sofre violência, ela tem a necessidade extrema de dar continuidade no atendimento psicológico, principalmente, é primordial. E aí ficou acertado que essas mulheres não vão ter que sair da sua comunidade para ir para outra localidade, ela vai fazer esse acompanhamento na própria unidade de saúde.”
Socorro também destacou a colaboração com a comunidade local e as parcerias com empresários, afirmando: “A campanha na parte da educação, ela é primordial e está junto com a saúde, com todos os órgãos. Inclusive, também a gente pode tentar buscar parceria para criar alguns projetos junto com os empresários também, ver até que ponto a gente pode. Isso aí, depois eu vou estar assentando com o jurídico também. Eu vou visitar todos.”
Com um olhar voltado para o futuro, Socorro expressou seu desejo de deixar um legado de excelência em sua gestão: “Eu estou muito ansiosa para fazer um trabalho mesmo de excelência, deixar uma história, fazer um trabalho que o município seja exemplo lá fora também. É o meu desejo, assim, porque eu tô pegando algo que eu amo fazer”.
Por fim, Socorro discutiu os desafios enfrentados pela Secretaria da Mulher, especialmente no que tange à falta de apoio do Estado e a necessidade de mais recursos para ampliar os serviços. “A Secretaria da Mulher, ela é uma secretaria que ela depende exclusivamente praticamente do município. A gente, certo, não tem muito apoio estadual. E eu acho que esse reconhecimento do Estado, esse apoio do Estado ainda deixa muito a desejar”, concluiu, reforçando a necessidade de fortalecer o trabalho com o governo estadual e federal.