Com os cultos e missas suspensos pelo mais recente decreto do Governo de Pernambuco, alguns líderes religiosos estão mobilizados em tornar o seguimento um serviço essencial. Ciente disso, os integrantes da bancada evangélica da Câmara Municipal de Petrolina buscam aprovar uma Lei que atenda a esse intento. Porém, a iniciativa pode esbarrar em questões legais que a impeçam em entrar em vigor, com uma possível atuação até mesmo da Procuradoria-Geral do Estado.
Mas antes que isso seja necessário, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, em entrevista ao Nossa Voz nesta quarta-feira (17), apelou para o bom senso dos envolvidos nessa mobilização. “Os cultos e as missas estão suspensos exatamente para impedir, para evitar a aglomeração de pessoas. Já, está abrindo a secretaria da paróquia ou da igreja evangélica para que os serviços possam continuar, para que a pessoa possa até entrar, rezar um Pai Nosso de forma individual ou fazer uma oração em um templo evangélico, ou em um terreiro de uma religião de matriz africana. Agora, a essencialidade nesse momento é a vida. E ninguém ensinou mais isso que Jesus Cristo no período de quaresma. Jesus dizia: ‘Eu vim para que todos tenham vida, vida plena e abundante’. Então é em nome da vida plena e abundante que estamos tomando essas medidas e ninguém mais do que aqueles que tem crença devem ter mais compaixão e respeito pela vida do outro”.
O secretário também tomou conhecimento através do programa Nossa Voz, sobre o posicionamento do vereador de Santa Maria da Boa Vista que na sessão de ontem (16) chamou o governador Paulo Câmara de “vagabundo” ao discordar do lockdown que iniciará amanhã (18) em todo o Estado. Visivelmente irritado com a ofensa proferida, Pedro Eurico fez questão de anotar o nome do parlamentar boavistano, mandando o edil “dobrar a língua” ao falar sobre Paulo Câmara.
“Eu quero dizer a este cidadão, vou falar diretamente para ele: Que meça as suas palavras e dobre sua língua porque ninguém está disposto a aceitar agressões e vilanias contra um homem honrado, como o governador Paulo Câmara. E eu não vou perder tempo em responder a esse vereadorzinho”, finalizou.