O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, participou hoje (28) do programa Nossa Voz e comentou as ações de interiorização do setor. O secretário falou sobre a reunião de ontem (27) do Conselho Estadual de Turismo em Petrolândia-PE, que discutiu as principais estratégias para o turismo pernambucano. E respondeu aos questionamentos que envolvem Petrolina e o Vale do São Francisco.
Vale do São Francisco
Assim como em Petrolândia, de acordo com o secretário, uma reunião do Conselho Estadual vai ser promovida em Petrolina. “A gente vai fazer a reunião em Petrolina também. (…) A gente precisa vender o Sertão como lugar das águas, das ilhas. E como Petrolina é referência, vamos fazer parcerias com o município”.
Questionado sobre os problemas nas estradas que dão acesso aos pontos turísticos de Petrolina, o secretário garantiu que o governo está atento. “A gente tem mantido um bom contatou com outros representantes do governo e tem o lançamento de um plano que irá revolver o problema dos buracos (nas PE’s)”, garantiu Rodrigo Novaes.
Rodoviária de Petrolina
Uma reclamação antiga dos moradores e turistas de Petrolina é sobre o caos na Rodoviária do município, que engloba problemas de infraestrutura e também de segurança por causa da presença de usuários de drogas e práticas criminosas. Sobre isso, o secretário se comprometeu: “Eu vou procurar o prefeito e conversar com ele, chamar a EPTI, a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, ver de quem é a responsabilidade e sentar para dar um destino”.
Falta patrocínio
Sobre a falta de patrocínio em eventos de Petrolina desde 2017, reclamação feita pela prefeitura, principalmente sobre o carnaval do município, rodrigo justificou: “A gente tá rediscutindo a política de fomento no estado. Foram escolhidos municípios que têm tradição maior no carnaval. A tradição de Petrolina é o são joão, não é o carnaval, embora existe um carnaval marcante e que o prefeito tem se esforçado pra fazer o carnaval”.
Mas para o São João deste ano, Rodrigo Novaes garantiu apoio do governo estadual. “a gente espera agora no São João que a Secretaria de Turismo faça um aporte financeiro e o governo do estado deve ajudar. Então não se trata de qualquer tipo de retaliação em razão de divergência política”, finalizou.