O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, participou do Nossa Voz desta terça-feira (2) e falou sobre o Plano de Convivência do Comércio com a Covid-19. Segundo o secretário, o formato do retorno gradual das atividades econômicas em Pernambuco visa adaptar a população ao “novo normal”.
“Vamos trabalhar dentro de um novo normal até ter uma vacina”, pontuou o secretário. Além disso, as 11 etapas de reabertura podem ser postergadas casos os três indicadores (números de casos de Covid-19, óbitos e demanda de internações em UTI e Enfermarias), exijam.
Situação de Petrolina
Segundo Schwambach, a situação de Petrolina, assim como os demais municípios, será avaliada. Vale lembrar que a cidade do Sertão foi a primeira a anunciar um plano de reabertura gradual do comércio e serviços, antes mesmo do próprio governo estadual.
“A partir de agora, que o Estado como um todo entrou na Fase 4, a gente vai passar a analisar recortes regionais. A gente compreende a ansiedade de empresas, trabalhadores, das pessoas, dos prefeitos em voltar a uma atividade como era antes. (…) Nós vamos fazer recortes das Gerências Regionais de Saúde (…) dialogar com as prefeituras pra compreender esse plano. E especialmente em Petrolina, que faz parte de uma região de desenvolvimento, eventualmente, as regiões podem ter estágios diferenciados do Estado como um todo”, pontuou.
Ainda segundo Bruno Schwambach, no caso específico de Petrolina, vai ser analisado “pra ver se é possível fazer uma flexibilização ou vai permanecer de acordo com o restante do Estado”.