Em entrevista concedida nesta quinta-feira (3) ao programa Nossa Voz, o secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Darcílio Almeida, detalhou os avanços das obras de patrolamento e tapa-buracos em diversas comunidades rurais do município. Segundo o gestor, aproximadamente 30 localidades foram beneficiadas apenas no mês de março, com intervenções que visam melhorar o tráfego e a mobilidade na região.
“Começamos lá em janeiro, mais ou menos depois do dia 20, o serviço de patrulhamento e tapa-buraco no município. Hoje, já estamos com aproximadamente 310 km de vias patroladas e com manutenção concluída. Sabemos da dimensão do nosso município, das dificuldades, e continuaremos fazendo essas manutenções para que, o mais breve possível, possamos atender o maior número de localidades. Desde o início, já atendemos mais de 62 localidades, melhorando a viabilidade de trânsito para os moradores da zona rural”, afirmou.
O secretário executivo Adalberto Bruno Neto ressaltou que o critério inicial para a seleção das vias priorizadas foi a presença de transporte escolar, já que muitas estradas estavam intransitáveis para os ônibus escolares.
“Nós começamos pelas vias onde há transporte de rota escolar, porque muitas estavam intransitáveis, dificultando a passagem dos ônibus e o acesso das crianças às escolas. Nosso primeiro critério foi esse, desobstruir e melhorar o trânsito dessas vias. Agora, estamos concentrando esforços nas vias principais da zona rural. Hoje, temos uma equipe trabalhando em Rajada, que é uma via importante. Esperamos concluir esse patrolamento até sexta-feira”, explicou Almeida.
Além das obras viárias, a Secretaria também iniciou um projeto de limpeza e manutenção de vilas, que inclui pintura de meio-fio, poda de árvores e limpeza de unidades de saúde e escolas.
“Percebemos a necessidade de manutenção e limpeza em diversas vilas da zona rural. Iniciamos esse trabalho em Caetité, onde já realizamos a limpeza, deixando o ambiente mais organizado. O objetivo é oferecer uma sensação de zeladoria não apenas na área urbana, mas também nas vilas da zona rural”, destacou.
Outro ponto abordado na entrevista foi a implantação do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), documento essencial para o acesso a políticas públicas voltadas ao setor.
“Implantamos o CAF em fevereiro, um documento de suma importância para o agricultor familiar. Tínhamos cerca de 10 mil agricultores inscritos em Petrolina, mas mais de 8 mil estavam inativos. Esse cadastro é essencial para que os produtores tenham acesso a diversos programas e benefícios do governo. O atendimento acontece na Secretaria de Desenvolvimento Rural, de segunda a sexta, das 8h às 14h, na Rua Santa Cecília”, informou.
Almeida também anunciou a reativação do programa “Água Boa”, que fornece abastecimento por meio de carros-pipa para regiões mais afetadas pela estiagem.
“Estaremos lançando, nos próximos 15 dias, o programa ‘Água Boa’ novamente, para abastecimento de água via carros-pipa. Infelizmente, a chuva não veio como esperado, e ainda temos regiões muito secas, onde a população precisa desse recurso. Além disso, vamos iniciar, no início de maio, um programa de perfuração de poços. A máquina está em manutenção, mas, assim que estiver pronta, iniciaremos os trabalhos”, revelou.
Por fim, o secretário destacou a importância de estar presente nas comunidades para entender melhor suas necessidades.
“A orientação do prefeito é que humanizemos o atendimento e estejamos próximos das comunidades. Tenho saído do gabinete para visitar as localidades, conhecer de perto a realidade dos moradores e identificar as principais demandas. Nosso compromisso é continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida na zona rural de Petrolina”, concluiu.