O SECULT-PE de ANDADA, ação de difusão de política cultural e escutas do Governo de Pernambuco junto à comunidade do Estado, está de volta e com uma missão especial: divulgar os editais estaduais da Lei Paulo Gustavo (LPG) e incentivar os agentes culturais a participar, inscrevendo seus projetos. A Ação ocorre em parceria com o Serviço Social do Comércio de Pernambuco (Sesc-PE). O secretário executivo de Cultura, Leo Salazar, vai percorrer 16 cidades, do Litoral ao Sertão, a partir desta terça-feira (22) e até o dia 6 de setembro.
Ainda neste mês de agosto, o Governo de Pernambuco torna público a abertura do processo de seleção de propostas de premiação e fomento à cultura visando contemplar atividades desenvolvidas por pessoas físicas e jurídicas no Estado por meio da Lei Paulo Gustavo, que foi criada para socorrer emergencialmente uma das atividades que mais sofreram com o impacto da covid-19.
Ao todo são 12 editais: Edital de Ações Criativas para o Audiovisual; Edital para Salas de Cinema; Edital de Desenvolvimento à Cadeia Produtiva do Audiovisual; Edital de Licenciamento para Conteúdos Audiovisuais; Desenvolve + Cultura; Museus e Memória Social; Edital de Ações Criativas; Edital de Fomento de Formação Cultural e Direitos Humanos; Edital de Salvaguarda das Culturas Populares, dos Povos e Comunidades; Edital de Fomento de Expressões Periféricas; Edital de Festivais, Mostras e Celebrações; e Edital de Premiação para Técnicos e Técnicas da Cultura e das Artes.
A programação do SECULT-PE de ANDADA – LPG começa nesta terça-feira (22), na unidade do Sesc em Goiana, depois segue para Caruaru, Serra Talhada, Bodocó, Casa Amarela, Garanhuns, Surubim, São Lourenço, Petrolina, Araripina, Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Arcoverde e Belo Jardim. Em Floresta, a ação será no Espaço Cultural João Boiadeiro, e em Buíque ocorrerá na Biblioteca Pública Municipal Graciliano Ramos (confira programação completa abaixo).
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, vai executar R$ 100,1 milhões através da Lei Paulo Gustavo, até o fim de dezembro. A previsão é de que cerca de 2.060 projetos sejam contemplados de todo o estado, uma vez que os editais preveem a regionalização, como forma de democratizar o acesso aos recursos, bem como indutores sócio-econômicos e acessibilidade. O processo de inscrição será online, mediante cadastro no Mapa Cultural de Pernambuco (www.cultura.pe.gov.br).
O PROJETO – O SECULT-PE de ANDADA foi idealizado pela nova gestão do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, com a compreensão de que a diversidade cultural se expressa em todas as regiões do Estado e é componente fundamental de nossa identidade; que as inúmeras manifestações culturais devem ser pensadas e vividas como importantes dispositivos de ativação da cidadania; e que a economia criativa tem se constituído cada vez mais como ativo de desenvolvimento, empregabilidade e geração de renda.
Na primeira fase foram nove edições com quase 1,4 mil quilômetros percorridos e mais de 24 horas de escutas junto à comunidade cultural da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e do Agreste pernambucanos: Caruaru (Agreste), Cabo de Santo Agostinho (RMR), Carpina (Zona da Mata Norte), Bomba do Hemetério (Recife, RMR), Garanhuns (Agreste), Aliança (Zona da Mata Norte), Jaboatão dos Guararapes (RMR), Bom Jardim (Agreste), Amaro Branco (Olinda, RMR). Foi marcada por um crescente número de municípios e comunidades vizinhas agregados aos locais visitados e cada vez mais representatividade das diversas manifestações e linguagens apresentando suas demandas, além da participação efetiva de gestores locais e entusiastas da cultura.
PROGRAMAÇÃO SECULT-PE DE ANDADA – LPG
AGOSTO
Dia 22 – Sesc Goiana, 19h
Dia 23 – Sesc Caruaru, 19h
Dia 24 – Sesc Serra Talhada, 19h
Dia 25 – Sesc Bodocó, 19h
Dia 26 – Espaço Cultural João Boiadeiro, Floresta, 19h
Dia 28 – Sesc Casa Amarela (Recife), 19h
Dia 29 – Sesc Garanhuns, 19h
Dia 30 – Sesc Surubim, 19h
Dia 31 – Sesc São Lourenço, 17h
SETEMBRO
Dia 1º – Sesc Petrolina, 19h
Dia 2 – Sesc Araripina, 18h
Dia 4 – Sesc Sirinhaém, 14h
Dia 4 – Sesc Jaboatão dos Guararapes, 19h
Dia 5 – Biblioteca Pública Municipal Graciliano Ramos, Buíque, 16h
Dia 5 – Sesc Arcoverde, 19h
Dia 6 – Sesc Belo Jardim, 19h
Fonte: Ascom SECULT-PE