A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do artista Edy Star, ícone da música e da cultura brasileira, nascido em nossa cidade em 10 de janeiro de 1938.
Edy foi um dos nomes mais ousados e irreverentes de sua geração. Cantor, ator, performista e provocador, ele desafiou padrões e abriu caminhos para a liberdade de expressão em tempos de repressão.
Entre suas obras, a participação no lendário álbum Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, ao lado de Raul Seixas, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio, é considerada um marco da contracultura no Brasil.
Juazeirense de nascença e coração, Edy encerrou com brilho o Festival Edésio Santos da Canção em 2021 e emprestou seu nome a um dos prêmios entregues aos vencedores do evento. É o “troféu Edy Star”, entregue ao lado dos troféus “João Gilberto” e “Manuca Almeida” — uma homenagem mais que merecida a quem tanto fez pela arte e pela liberdade de ser.
Neste momento de tristeza por tão relevante perda, a equipe Seculte se solidariza com familiares, amigos e admiradores de Edy Star, firmando o compromisso de manter viva a memória e o legado desse multiartista que seguirá inspirando gerações.
Seculte/PMJ.