Com o tema ‘Segurança Hídrica é potencial de desenvolvimento’, a segunda edição da feira de frutas produzida na área de sequeiros do município Petrolina (PE) será realizada no dia 1º de maio, na Escola Dom Antônio Malan, Sítio Lajedo. O evento busca mostrar a importância econômica do sistema irrigado para os agricultores da área de sequeiro.
A exposição é organizada pelo Conselho de Usuários da Água do Sistema Perenizado (Consupontal), em parceria com o Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), estando aberta das 8h às 14h.
A coordenadora do evento, Francisca Ribeiro frisou que o evento é aberto ao público. “Além das palestras, haverá exposição e degustação das frutas cultivadas na área de sequeiro do município, entre elas, uva, manga, banana, goiaba, mamão, pinha, melancia, melão, acerola, entre outras. São frutas que abastecem os mercados e feiras livres de Petrolina.Aguardamos a presença do púbico”.
Por sua vez, o presidente do Consupontal Antônio Averlange, explicou como surgiu a ideia da realização do Expo Pontal. “A água que os agricultores recebem nas regiões próximas à Lajedo tem origem no Projeto Pontal Sul e por conta da pandemia não realizamos nos anos anteriores, este é o segundo ano que estamos promovendo a Expo Pontal para demonstrar a importância que o riacho perenizado tem para essas famílias”.
Na abertura do evento, são esperados também o prefeito de Petrolina Simão Dourando, vereadores, representantes da Univasf, Instituto Federal (IF-Sertão), Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), IRPA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, e lideranças locais.