A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) realizou neste sábado (1º) uma ação de combate à dengue no Cemitério Municipal, com o objetivo de garantir maior segurança sanitária aos visitantes durante o Dia de Finados, celebrado neste domingo (2).
Durante a visita das equipes de endemias, foi feita a inspeção e tratamento de pequenos depósitos nas covas, tanques, baldes, latas e garrafas espalhadas pelo local. Também foram eliminados diversos possíveis criadouros do aedes aegypti e realizadas orientações educativas junto a funcionários e visitantes sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.
De acordo com a coordenação da ação, não foi registrada a presença de larvas durante a inspeção, resultado que demonstra a efetividade das medidas preventivas e o comprometimento das equipes com a saúde pública.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Bruna Mattos, destacou a importância da iniciativa. “O trabalho de prevenção é contínuo e reforçado em datas como o Dia de Finados, quando há maior circulação de pessoas e maior uso de recipientes que podem acumular água. Nosso objetivo é garantir um ambiente seguro para os visitantes e seguir firmes na luta contra o Aedes aegypti”, afirmou.
A luta contra o mosquito é de todos! Faça a sua parte:
- Não deixe água parada em vasos, pneus e garrafas;
- Mantenha caixas d’água e reservatórios sempre bem tampados;
- Limpe calhas e quintais com frequência;
- Permita a entrada dos agentes de endemias para as vistorias.
A Sesau reforça que os cidadãos podem realizar denúncias e colaborar nas ações de prevenção e combate ao mosquito através do número de contato Dengue Zap: (74) 9 8106-8912. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e permite que os moradores enviem informações sobre possíveis focos do aedes aegypti de maneira rápida e prática. Ao relatar situações suspeitas, a população ajuda os agentes de Combate às Endemias (ACEs) a realizarem vistorias e eliminar focos, atuando diretamente na saúde e bem-estar de todos.



