Sem controle, regras para visitas de policiais presos vão mudar em Pernambuco

0

A Secretaria de Defesa Social (SDS) promete acabar com a histórica falta de controle das visitas recebidas por policiais que estão presos no Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed-PE). Um grupo de trabalho foi criado, na última semana, para mudar as regras de acesso à unidade prisional. 

As mudanças devem atingir não só as visitas sociais, mas também as íntimas. Um dos objetivos das mudanças é trazer mais transparência em relação à lista de pessoas que entram no Creed-PE.

Atualmente, apenas a Polícia Militar tem acesso aos nomes dos visitantes. Por isso, é antiga a cobrança da Polícia Civil por essas informações, que podem ajudar em investigações mais sensíveis – inclusive de grupos de extermínio. O núcleo de inteligência da SDS também quer ter acesso a esses dados.

Atualmente, 51 policiais militares estão presos no Creed-PE, distribuídos em 64 celas (cada uma ter capacidade para dois PMs). De acordo com a SDS, as visitas semanais ocorrem sempre das 8h às 16h, sendo o primeiro final de semana do mês destinado à visita íntima e e os três finais de semana restantes destinados à visita social.

A SDS prevê que o Creed-PE se adeque às mesmas regras do sistema prisional do Estado. “O acesso aos sistemas de controle será ampliado e poderá ser auditado, inclusive por órgãos de controle externo”, informou a pasta estadual. 

O grupo de trabalho está sendo coordenado pela secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, com participação de representantes das polícias Civil e Militar. O estudo deve ser concluído em até 30 dias. 

Fonte: JC