Semáforo na BR-428, Sete de Setembro, volta a funcionar nesta terça-feira (4)

0

Nesta terça-feira (4), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o semáforo localizado na BR-428, no trecho da Avenida Sete de Setembro, em Petrolina, que fica próximo a Vila Eulália voltará a operar normalmente. A medida faz parte de um conjunto de intervenções voltadas para a segurança viária na região, incluindo a instalação de lombadas para controle de velocidade.

O chefe do DNIT em Petrolina, Anderson Lima, explicou que os ajustes finais estão sendo feitos para garantir um trânsito mais seguro. “Estamos fazendo algumas alterações na rodovia, com a instalação de lombadas e também com a reinstalação do semáforo. No momento, estamos realizando os últimos testes, e o semáforo voltará a funcionar concomitantemente com as lombadas. Já fizemos a lombada de um lado e, no dia de hoje, estão sendo feitas algumas intervenções no semáforo e na lombada do outro lado. A partir de amanhã, pretendemos abrir o retorno semaforizado para o trânsito”, afirmou Lima.

Ele destacou ainda que, a partir desta terça-feira (4), o retorno semaforizado será reaberto ao trânsito, permanecendo sob monitoramento. “Ficar em observação é fundamental porque notamos que a maioria dos acidentes naquela região ocorrem por imprudência dos motoristas, especialmente motociclistas. Estamos adotando essas medidas para reduzir os índices de acidentes e garantir um tráfego mais seguro para todos os usuários da via”, pontuou.

Além do restabelecimento do semáforo na Sete de Setembro, outras obras estão em andamento na cidade. Na BR-407, especificamente na Avenida Honorato Viana, as intervenções seguem com sinalização provisória. “Entregamos recentemente um viaduto com um retorno no entroncamento entre a BR-407 e a BR-428, e todo o trecho está devidamente sinalizado. No entanto, devido à presença de máquinas e trabalhadores, pedimos a atenção dos condutores para a sinalização”, explicou Lima.

Outra mudança relevante ocorreu no acesso ao aeroporto de Petrolina. Segundo o chefe do DNIT, quem sai da rodovia Transnordestina e deseja acessar o aeroporto precisará fazer o retorno no Quati. A alteração foi realizada para melhorar o fluxo de trânsito, reduzindo congestionamentos. “A rotatória do Asa Branca já estava sobrecarregada, causando longas retenções. Com a nova configuração, apesar do retorno mais distante, o tempo de deslocamento permanecerá praticamente o mesmo”, afirmou.

Lima também abordou a situação das obras na Ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina a Juazeiro. As intervenções estão sob responsabilidade do DNIT da Bahia, e quaisquer alterações significativas na execução serão previamente comunicadas à imprensa. “Pedimos a colaboração da população, pois uma obra desse porte gera transtornos temporários, mas os benefícios serão duradouros, trazendo mais segurança e fluidez ao trânsito”, declarou.

Por fim, Anderson Lima pediu a colaboração da população durante o período de obras. “São duas grandes obras e não temos rotas alternativas. Pedimos que a população redobre a atenção, respeite a sinalização e tenha paciência. Estamos trabalhando em parceria com as prefeituras de Petrolina e Juazeiro, o Governo do Estado e a PRF para minimizar os impactos e garantir que o resultado final traga melhorias significativas para todos”, finalizou Lima.