A educação como ferramenta de conscientização no trânsito e a segurança no ambiente escolar, foram temas de duas palestras que integram a Semana da Juventude, realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio de várias secretarias municipais, com atividades voltadas para os jovens com foco na saúde, educação, cultura, esporte, social e ambiental.
As palestras foram ministradas na manhã desta quarta-feira (16) para mais de 50 alunos no Colégio CAIC – Misael Aguilar, localizado no bairro Antônio Conselheiro. O policial civil e coordenador regional do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sinpoc), Edvaldo Santos, ressaltou a importância da presença dos órgãos de segurança nas escolas levando informação e ouvindo a comunidade.
“Nós abordamos a questão dos ataques nas escolas, trouxemos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as responsabilidades e consequências dos atos infracionais e o que pode acontecer. Trabalhamos também a questão do bullying nas escolas, falamos um pouco da lei 13.185/15, procuramos fazer uma interação com eles e construir um novo modelo de segurança escolar”, afirmou Edvaldo, enfatizando a importância da continuidade desses momentos formativos com os alunos, “pra gente fazer um modelo de segurança escolar com efetividade, precisamos trazer a comunidade escolar, os alunos, gestores professores e agentes de segurança pra discutir e só assim iremos construir um plano escolar que tenha eficácia”, completou.
Destacando o papel da educação na formação de cidadãos, o diretor operacional de trânsito da Companhia de Segurança Trânsito e Transporte – CSTT, Marcos Passos, demonstrou através de vídeos, situações no trânsito que podem trazer sérias consequências para a vida das pessoas. “Aprendemos que a educação é o caminho mais curto para a prosperidade de um povo, sem educação, não existe condições de melhorar nada na vida, portanto nós da CSTT estamos empenhados em promover a educação, trazer a população mais próxima da CSTT. Para que o trânsito melhore, a vida melhore, precisamos ser educados em tudo”, relatou.
As alunas Andréa Vitória e Ana Vanessa, 14 anos, elogiaram as palestras e disseram que acreditam que os alunos do Colégio CAIC entenderam a mensagem. “Sabemos que a maioria absorveu tudo que foi ensinado aqui, sobre violência, bullying, regras no trânsito para proteger a vida, mas por outro lado, alguns alunos ainda precisam entender a mensagem”, disse Vanessa.
Mais ações
Nesta quarta-feira, a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte (CSTT) também realizou palestra para os alunos da Escola Municipal Haydée Fonseca, no bairro João Paulo II, sobre a importância de respeitar as regras de trânsito. Os alunos praticaram o que aprenderam na palestra, abordando motoristas que passaram em frente à escola.
—
Fonte: Iana Lima e Lucas Lima – Ascom PMJ