(Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)
A sessão desta quinta-feira (190, na Câmara de Petrolina contou a aprovação de forma unânime do projeto de Lei nº 038/2022 que institui a Semana Municipal do Turismo em Petrolina de autoria dos vereadores Rodrigo Araújo e Diogo Hoffman. Os parlamentares defenderam a importância de valorizar as potencialidades e os trabalhos já desenvolvidos na área.
Já nas questões de ordem, o parlamentar Wenderson Batista trouxe informações acerca de uma reunião ocorrida há 10 dias com a promotora do meio ambiente de Petrolina, Rosane Cavalcanti e representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco para tratar dos flagrantes de jacarés circulando em diversos pontos da cidade.
Batista confessou ter se surpreendido com as ações já empreendidas pelo MP e a Univasf para resgate e monitoramento desses animais em Petrolina. “Para que vocês tenham uma ideia, tem jacarés que estão sendo monitorados com chip. Eles colocam (o jacaré) em um determinado local do rio, eu estava preocupado e dei a ideia de colocar placas (de sinalização), só que por questão de pesquisas eles dizem que não é recomendado divulgar onde estão sendo colocados esses jacarés porque tem os predadores. Infelizmente, o principal predador desses animais é o próprio homem. O trabalho que iniciou e está sendo feito na lagoa de Manoel dos Arroz tem toda a participação, todo um estudo científico, construído por técnicos da área.”, ressaltou.
Apesar de todo o acompanhamento que está sendo feito, o que contabilizou mais de 60 resgates de jacarés de Petrolina, Wenderson prega cautela se alguém se deparar com esse animal. “Todo mundo conhece as histórias dos ataques de tubarões de Boa Viagem. Se todos esses animais estão sendo resgatados e colocados no rio, nós temos uma cultura dos nativos que vivem nas áreas ribeirinhas, temos um movimento turístico e os esportes náuticos da nossa região e daí fiquei pensando, já pensou termos um ataque de jacarés? (…) Pelos que eles (os pesquisadores) passaram, aqui não vai virar uma Boa Viagem, os jacarés estão sendo monitorados automaticamente. Agora, nós, homens e mulheres, temos que ter muito cuidado. Ter cuidado com a gurizada nesses condomínios que estão nas margens do rio São Francisco porque eles mostraram que uma vez soltaram um dos jacarés em um determinado local do rio e ele subiu entrou no canal e voltou a lagoa de Manoel dos Arroz”.
O vereador César Durando também se manifestou sobre o assunto e revelou os flagrantes desses animais circulando pelas áreas residenciais que foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros.
“É de grande valia essa atenção de todos que estão na área ribeirinha, para quando avistar esse condomínio, na casa, buscar os bombeiros ou alguém que tenha o traquejo, porque tem que saber como remover para não ser atacado”, completou Batista.