Semaurb realiza ordenamento de ambulantes para garantir mobilidade dos pedestres

0

Com o objetivo de facilitar a circulação de pedestres nas calçadas e assegurar o cumprimento do Código de Postura do Município de Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou na manhã desta quinta-feira (16), uma operação de ordenamento dos ambulantes que se concentram no entorno do Estádio Adauto Moraes, na Rua Oscar Ribeiro, centro da cidade.

O objetivo da ação é sensibilizar os ambulantes quanto à necessidade de desobstruir as calçadas para garantir a mobilidade dos pedestres, especialmente idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida para que possam circular com tranquilidade pelo passeio público sem precisar caminhar pela pista, correndo risco de sofrer algum tipo de acidente.

A ação aconteceu de forma educativa, com o intuito de orientar e notificar as 10 barracas que se encontram no local, pois diariamente inúmeras denúncias são realizadas no departamento sobre o desrespeito ao Código de Postura do Município, utilizando as calçadas para a comercialização de produtos. “Se essa ação for para organizar mesmo e ficar tudo legal, estou disposto a colaborar com tudo. A organização ajuda até a evitar desentendimentos entre nós, ambulantes, por causa de espaço”, contou o vendedor José Luiz.

O Secretário da Semaurb, Isledio Bandeira, ressalta que o remanejamento é temporário até que seja definido um espaço adequado para os vendedores ambulantes. “A ação ocorreu de maneira pacífica, com a colaboração deles. A prioridade da gestão Suzanna Ramos ao realizar esse tipo de serviço é promover ações tranquilas e informativas nas abordagens e fiscalizações preventivas e educativas”, explicou Isledio Bandeira.

A aposentada Maria Lúcia, de 72 anos, considerou a operação essencial para a organização pública é bastante positiva. “Agora vou poder andar por Juazeiro pela calçada. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, por deixar as calçadas da nossa cidade mais livres para os pedestres”, relatou dona Maria Lúcia. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo pedreiro Virgílio Santana. “A situação estava bem complicada para quem precisava andar pela calçada. Os vendedores ambulantes estavam ocupando todo o espaço. Com essa ação da prefeitura, vai ficar mais seguro para todo mundo que mora aqui”, comemorou.

Os ambulantes que têm pontos fixos foram orientados a procurar a Semaurb, na Rua Oscar Ribeiro, para solicitar a possível autorização de uso do solo em outra parte da cidade. Paralelo a esse trabalho de fiscalização, a secretaria também vem realizando uma ação para mapear e recadastrar os vendedores ambulantes, para subsidiar o planejamento de políticas públicas relacionadas ao ordenamento urbano da cidade.