O senador de Pernambuco, Humberto Costa (PT), em entrevista ao programa Painel 100,7, nesta sexta-feira (31), falou que o Hospital Universitário de Petrolina (PE) vive em um regime militar e que essa situação já está sendo revista. “Tem um problema no aumento da demanda, mas tem também o problema da má gestão. O portal da Univasf com todas as informações que obtivemos foi posto sob um regime de gestão militar, isso pode ser bom para o quartel e não para um hospital universitário pela importância que ele tem. Os recursos foram limitados e o próprio processo de transição para uma nova gestão tem sido dificultado pelo atual diretor do hospital. O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh foi ministro da saúde do governo Dilma, fez parte da transição, foi coordenador. A nossa ideia é encontrar um desenho organizativo para esse modelo, integrado com o governo da Bahia e com o governo de Pernambuco, juntamente com a Prefeitura de Juazeiro e a Prefeitura de Petrolina. Pegar outros hospitais públicos que estão em regiões próximas para garantir esses atendimentos. O HU, antigo Hospital de Traumas precisa ser ampliado, existe um projeto de ampliação que não andou nesses últimos quatros anos. Alguém capacitado e habilitado que possa assumir o hospital para avançar nessa administração. Essa preocupação existe e está sendo encaminhada”, afirmou.
O petista destacou a preocupação com a saúde mental da população e as políticas para este segmento. “A saúde mental deve ter uma atenção mais ampla, claro que a pandemia teve uma parcela relevante que impactou a saúde. Durante a transição do governo Lula nós discutimos essa problemática. O poder público não está conseguindo dar vazão a essa necessidade, então em documento citamos a ampliação do sistema CAPS, NAPS, atendimentos para pessoas com dependências químicas e ampliação para essa área. Na PEC – Proposta de Emenda da Constituição, foi reservada uma parte para esse tipo de rede, na saúde mental. Temos que andar mais rápido, existe a necessidade porque a demanda é muito grande. A quantidade de jovens com distúrbios psiquiátricos é enorme”, relatou.
Visita a Petrolina
O vice-presidente Nacional do PT, destacou o objetivo da vinda à Petrolina. “A minha vinda aqui é fortalecer o partido na região e conversar com as lideranças, companheiros e amigos como também estreitar laços. O ideal é pensar no futuro de Pernambuco. Aqui em Petrolina e no domingo (02-04) em Santa Maria da Boa Vista (PE) e Lagoa Grande (PE) para debater as Emendas Parlamentares. Vou à luta pela a irrigação e educação. Vamos conversar com instituições como a Embrapa, Univasf e Codevasf para tratar e levar à Brasília junto com os ministros das áreas para buscar mais apoio e pesquisas a fim de obter recursos para essas instituições tão importantes. Tivemos uma diminuição nos investimentos dessas instituições, mas vamos ‘brigar’. A Universidade do Vale do São Francisco – Univasf tem uma diferenciação ímpar. O presidente Lula é um entusiasta da educação Universitária, especialmente quando se trata de uma região distante dos grandes centros econômicos, todavia Petrolina não está nesse cenário, ela é um dos grandes centros do Brasil. O apoio ao financiamento para a irrigação será discutido na Codevasf”.
O senador participa do ato de filiação de nomes ao PT de Pernambuco, que também contará com a presença da deputada estadual Rosa Amorim (PT). Humberto também terá uma série de reuniões com nomes do PT de Petrolina, como os vereadores Gilmar Santos e Cristina Costa e os ex-deputados Odacy e Dulcicleide Amorim.
Confira a entrevista completa: Programa Painel 100,7 31/03/23 – YouTube