Para esclarecer dúvidas sobre o Desenrola Brasil, programa econômico anunciado em 5 de junho pelo Governo Federal, a Serasa lança uma página especial dedicada ao tema. O conteúdo reúne no site as principais informações da Medida Provisória 1.176/2023 e do site oficial do Ministério da Fazenda, complementados com declarações do ministro Fernando Haddad.
A página digital esclarece quem são os consumidores habilitados a participar dos benefícios propostos, como o programa pretende disponibilizar os descontos e o pagamento dos débitos, mostra o papel do Fundo Garantidor nas negociações e traz as próximas etapas que estão previstas para implantação do Desenrola até chegar ao consumidor.
Artigos, Mapa e Pesquisa
O Ministério da Fazenda informa que o programa, que inicialmente é voltado para aqueles que ganham até dois salários-mínimos (“Faixa I”), será ampliado para dívidas em bancos, que poderão oferecer a seus clientes a possibilidade de renegociação de forma direta (“Faixa II”). No entanto, apenas para a Faixa I as operações serão garantidas pelo Fundo Garantidor.
“Preparada para disponibilizar orientação aos brasileiros que precisam conhecer os principais pontos do Desenrola, a página digital da Serasa ainda inclui artigos e materiais informativos sobre o tema do endividamento, um assunto que conhecemos com propriedade”, explica Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome.
A página digital da Serasa disponibiliza, por exemplo, o Mapa de Inadimplência produzido mensalmente pela empresa, uma pesquisa sobre os impactos do endividamento no comportamento de homens e mulheres e o Manual do Endividado, um guia completo sobre educação financeira.
Confira a página: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/desenrola-brasil/ .
Cenário de inadimplência de maio
Segundo o Mapa de Inadimplência e Negociações da Serasa, o mês de maio de 2023 registra mais de 72 milhões de brasileiros inadimplentes, o que indica um crescimento de 600 mil novos endividados em relação ao mês anterior. Ao todo, o Brasil conta com mais de 216 milhões de dívidas, que, somadas, ultrapassam a quantia de R$ 334,5 bilhões.
Nos últimos 12 meses, 5 milhões de brasileiros entraram em situação de inadimplência. Entre os segmentos das dívidas, Bancos e Cartões de Crédito seguem como a principal razão das pendências, com 31,94% das dívidas. Na sequência, as Contas Básicas, como água, luz e gás, concentram 21,45% dos débitos e o Varejo representa 11,31%.
Para saber mais sobre o Programa Desenrola Brasil, clique aqui.