Três anos após a criação da Ouvidoria da Mulher, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) aprimorou a estrutura do serviço e está lançando uma campanha de divulgação para tornar o canal mais visível para as vítimas de violência. “No site institucional, a seção voltada à Ouvidoria da Mulher conta com orientações sobre direitos, rede de apoio, medidas protetivas e outras informações que servirão de guia para quem procura atendimento”, explica a Ouvidora do MPPE, Promotora de Justiça Maria Lizandra Lira de Carvalho.
Segundo a Ouvidora, a iniciativa é voltada a todas as mulheres, de classes socioeconômicas diversas, que sofrem múltiplas formas de violência e, muitas vezes, sequer se reconhecem como vítimas de tais violações. A ideia do canal é dar visibilidade para o problema, estimular as denúncias e solicitação de medidas protetivas com o objetivo de reduzir os índices de feminicídio. E resulta de parceria com a Ouvidoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, afirma que avançar no combate e prevenção ao feminicídio e outras formas de violência que acometem as mulheres é papel de todas as instituições que atuam nesse campo. “Além de qualificar a Ouvidoria, inauguramos o Núcleo de Atendimento às Vítimas (NAV) e adotamos outras iniciativas, por meio do Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), para restaurar a autonomia financeira das mulheres”, lembrou.
COMO DENUNCIAR – As manifestações podem ser feitas presencialmente, no Recife, quando a vítima é atendida por uma profissional da Ouvidoria do MPPE, ou de forma eletrônica, por meio de formulário ou opção específica no assistente virtual, assinalando “violência contra a mulher”.
Na capital, a Ouvidoria funciona na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na Rua do Imperador Dom Pedro Segundo, 473, térreo, bairro de Santo Antônio, sempre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nos mesmos dias, a denunciante também pode usar o Disque 127 e o Whatsapp (81) 99679-0221 das 8h às 14h. A Ouvidoria conta com atendimento remoto para mulheres surdas pelo Whatsapp (81) 99316-2600, recebendo denúncias por escrito. Todos os registros são encaminhados internamente às Promotorias ou à Central de Inquéritos do MPPE.
Para acessar a Ouvidoria da Mulher clique aqui https://portal.mppe.mp.br/ouvidoria-da-mulher