O Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou uma ação de sensibilização em prol do Hemocentro Regional (HEMOPE) com os seus usuários e pacientes, a fim de estimular as doações e aumentar o estoque do banco de sangue.
“Não estamos em época de campanha, mas percebemos a dificuldade do HEMOPE e resolvermos fazer esse trabalho educativo, já que o serviço social também tem esse papel. O estoque está baixo e a gente nunca sabe quando vai precisar. O beneficiado muitas vezes pode ser a gente mesmo, um parente, um vizinho, ou até alguém desconhecido. Então, o importante é doar”, ressalta a supervisora do setor, Nazaré Cunha.
O HEMOPE de Petrolina é um grande parceiro da UPAE. “Por isso, nós também reforçamos o pleito junto aos funcionários e colaboradores”, complementa. A ação foi desenvolvida no Pronto Atendimento (na sala amarela e vermelha) com o grupo de acompanhantes, e na Atenção Especializada (ambulatório) com palestras para os usuários.
Sobre a doação
O sangue não tem um substituto industrial, ou seja, não pode ser comprado. A doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao organismo. Uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.
De acordo com a CLT, os trabalhadores sob seu regime podem tirar uma folga por ano para doar sangue, conforme previsto no artigo 473 da Lei Trabalhista.
Para doar é preciso: Ter entre 16 e 69 anos; Pesar no mínimo 50kg; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação; Estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias; Não estar em período de gravidez ou amamentação; Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses; Não ter feito uso de drogas injetáveis; Não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do médico acompanhante.Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe a autorização final.
O Hemope fica localizado na Rua Pacífico da Luz, centro, Petrolina. Telefone para contato: (87) 3866-6601. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30. (Com informações/ Ascom)