Por Marco Aurélio
Os servidores da saúde pública de Juazeiro se reúnem nesta quinta-feira (16) em uma assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública de Juazeiro (Sintratab Saúde) para discutir o adiamento da mesa de negociação com a Prefeitura Municipal, que estava marcada para o início da semana.
A reportagem do Nossa Voz conversou com Ronivaldo Ferreira dos Santos, membro da diretoria do Sintratab Saúde, que explicou os motivos da convocação e as expectativas da categoria diante da suspensão da reunião.
“A assembleia acontecerá amanhã, no horário da primeira convocação às 9h e da segunda às 9h30, ali no Clube 15 de Novembro, na Avenida Delfina. As pautas a serem discutidas são justamente sobre a mesa de negociação permanente. O governo suspendeu a reunião que iria ocorrer no dia 13, mas até o final do dia de hoje, amanhã, a gente vai ter novidades para passar para o servidor dentro de todas essas discussões”, afirmou Ronivaldo.
Segundo ele, o principal objetivo do encontro é deliberar coletivamente sobre os próximos passos do movimento e manter a categoria informada sobre as tratativas com a gestão municipal. A assembleia também contará com a presença da Federação, que acompanha as negociações em nível estadual.
“A Federação vai estar aqui, já está chegando de Salvador, para participar dessa reunião de assembleia extraordinária”, detalhou o dirigente sindical.
Adiamento surpreendeu categoria
Durante a entrevista, Ronivaldo afirmou que o adiamento da reunião com a prefeitura pegou o sindicato de surpresa, já que o encontro estava previamente agendado e contaria com a participação do prefeito, além dos secretários de saúde e administração.
“O sindicato, na verdade, recebeu como surpresa, né? Porque já tinha sido agendada essa reunião com a participação do prefeito. Eu acho que ocorreu algo excepcional, e por esse motivo ele pediu que adiasse. Ele informou que posteriormente vai marcar uma nova data para que possamos sentar com o secretário municipal de saúde, a secretária de administração, o prefeito e toda a equipe”, explicou Ronivaldo.
Enquanto aguarda uma nova data, o sindicato mantém a assembleia marcada, reforçando o chamado à categoria.
“O sindicato convoca todos os servidores públicos municipais da saúde, filiados e não filiados, a comparecerem à assembleia para que possamos tomar decisões e deliberar juntos. O sindicato está aí para acatar todas as decisões dos servidores. A decisão, a gente toma juntos”, afirmou.
Próximos passos
Questionado sobre quais medidas o sindicato deve adotar caso a gestão continue sem apresentar respostas concretas, o diretor do Sintratab Saúde afirmou que a categoria decidirá em conjunto como agir.
“Os próximos passos são deliberar na assembleia a decisão que for tomada, com relação a buscar a gestão, pressionar para que as coisas possam acontecer de fato e de direito. E, se não conseguirmos resolver, a gente caminha para o que for possível resolver de forma judicial”, concluiu Ronivaldo Ferreira.
A assembleia geral extraordinária acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, no Clube 15 de Novembro, e deve reunir servidores de diferentes unidades de saúde do município.