Sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina homenageia personalidades com Título de Cidadão Petrolinense

0

Na sessão desta segunda-feira, 25 de fevereiro de 2025, realizada na sede da Fundação Nilo Coelho, a Câmara Municipal de Petrolina aprovou, por unanimidade, dois Projetos de Decreto Legislativo que concedem o Título de Cidadão Petrolinense a importantes figuras da sociedade petrolinense.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 012/2025, de autoria da vereadora Rosarinha Coelho, concede o Título de Cidadão Petrolinense ao Sr. Gesson de Castro Cavalcanti, que há mais de 30 anos contribui com o desenvolvimento de Petrolina. Durante a sessão, a vereadora emocionada destacou a importância de Gesson em sua trajetória pessoal e profissional. “Cheguei em Petrolina para fazer o magistério em 1998, e aqui encontrei o Gesson como um pai. Foi através dele que encontrei apoio, assim como ele estendeu a mão a tantos outros que trabalharam com ele ao longo dos anos”, afirmou Rosarinha. “São mais de 30 anos construindo a história de Petrolina. Muitas pessoas foram abraçadas por ele, e eu tenho muito orgulho de ter saído de Dormentes para vir construir minha história aqui em Petrolina”, concluiu.

O Vereador Aero Cruz também prestou sua homenagem, e destacou a importância de Gesson para a cidade. “Ele se tornou uma referência aqui, pela pessoa que é. São poucas pessoas que se preocupam com Petrolina como ele. Toda vez que o vejo, a primeira pergunta que ele me faz é ‘como tá Petrolina?’. São poucos políticos que se preocupam com nossa cidade como ele”, disse Aero Cruz. O projeto foi aprovado por 20 votos a favor, em votação única, conforme o Regimento Interno da Câmara.

Na sequência, foi aprovado também o Projeto de Decreto Legislativo nº 011/2025, que concede o Título de Cidadão Petrolinense ao Sr. Jailson Lira de Paiva, por sua significativa contribuição à comunidade. O projeto foi apresentado pelo vereador Ronaldo Cancão, com o apoio do vereador Osório Siqueira, e também recebeu parecer favorável das comissões competentes. A votação, realizada por 20 votos a favor, também aconteceu em votação única e por dois terços, conforme o Regimento Interno.

O Projeto de Lei nº 007/2025, de autoria do vereador Ronaldo Cancão, foi aprovado por 19 votos a favor nas duas votações (1º e 2º turno) e denomina o prédio público localizado no Centro como Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Bispo Dom Idílio José Soares. A homenagem é uma forma de reconhecer a contribuição do bispo que, ao longo de sua vida, desempenhou um papel fundamental na comunidade católica local. Ronaldo Cancão destacou a importância de Dom Idílio para Petrolina, e ressaltou a sua trajetória e dedicação à cidade. “Temos que fazer esse reconhecimento a esse homem que saiu da Paraíba para Petrolina. Ele teve uma colaboração enorme, tanto como professor do Estado quanto do município. Dom Idílio foi um bispo que chegou a Petrolina para dar continuidade na construção da Catedral e do Hospital Dom Malan, deixando um legado que merece ser lembrado”, afirmou o vereador.

O Projeto de Lei nº 009/2025, de autoria do vereador Major Enfermeiro, também foi aprovado nas duas votações (1º e 2º turno) por maioria absoluta e denomina o prédio público localizado no Bairro Padre Cícero como Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Padre Caldas. A proposta recebeu pareceres favoráveis das comissões competentes e visa homenagear Padre Caldas.

Além das homenagens, a Câmara aprovou ainda os requerimentos e indicações, que foram aprovados por 21 votos a favor, e a ata da sessão anterior, que obteve 14 votos favoráveis.