Setembro Amarelo: Facape promove debate sobre a saúde mental dos universitários

0
(Imagem: Divulgação)

Tratar sobre saúde mental sempre foi importante para o Colegiado de Serviço Social, não sendo essa a primeira atividade realizada sobre a temática, mas desta vez, o assunto será sobre as aulas remotas em que os discentes e docentes precisaram se adequar por causa ao isolamento social, consequência da pandemia de Coronavírus, que atingiu o Brasil em março deste ano.

A live que será transmitida pela plataforma online Classroom, no dia 23 de setembro, a partir das 19h, contará com a presença de profissionais da área de psicologia e será mediada pela coordenadora do colegiado de Serviço Social e organizadora do evento, Maria Lúcia da Silva Souza.

Dentre os profissionais convidados, teremos a participação da professora Shirley Macedo, Doutora em Psicologia Clínica Docente do Colegiado de Psicologia da Univasf  e coordenadora do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido; teremos a presença também da psicóloga hospitalar, Rebeca Machado e Godson Teixeira, médico psiquiatra que atua no CAPS II de Juazeiro, no Hospital Universitário da UNIVASF, além de ser membro da gestão atual da Associação Baiana de Psiquiatria.

Segundo a coordenadora do evento, Maria Lúcia, desenvolver atividades com essa temática, torna-se necessário pelo momento que estamos vivenciando, que requer um olhar para a totalidade dos alunos, quando das questões familiares, econômicas, sociais e demais cobranças no próprio espaço de formação que tem contribuído para um nível de estresse maior.  

A live buscará trazer algumas questões do fazer profissional, quanto ao medo, insegurança, aulas remotas, expectativas, produtivismo acadêmico, isolamento social, família, dentre outros temas relevantes para a nosso diálogo, destaca Maria Lúcia.A coordenadora do colegiado de Serviço Social também faz um convite especial para que todos participem: “Esperamos contribuir da melhor forma.

Esse momento foi pensando com muito carinho para os alunos da Facape, não somente do colegiado de Serviço Social, pois, devemos sempre pensar enquanto unidade, e não uma parte desse processo. Então convidamos a todos da instituição Facape, não apenas alunos, como também técnicos, professores e coordenadores”.