Setor agrícola ajuda a puxar crescimento da economia de Pernambuco

0
Maria do Socorro, de 44 anos, colhe uvas do tipo cabernet sauvignon enquanto ouve seu radinho de pilhas. Vinícola Terroir do São Francisco, bairro de Vermelhos, Lagoa Grande, Pernambuco. 19/11/2010. Foto: TIAGO QUEIROZ/AE
Cultivo de uva, banana, manga e maracujá ajudaram no resultado positivo. (foto: Tiago Queiroz/AE)

De acordo com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco teve um crescimento de 1,9% em 2018, na comparação com 2017. O número supera, inclusive, o crescimento de 1,1% do PIB nacional. Segundo o levantamento, divulgado hoje (18), o estado alcançou R$ 182,8 bilhões em valores correntes.

Os setores que motivaram o resultado anual foram a agropecuária, a indústria e os serviços. O setor agrícola apresentou crescimento de 5,3% graças ao cultivo de uva, manga, que tem o Vale do São Francisco como grande potencia produtiva, além de banana e maracujá.

De acordo com o economista e gerente de estudos e pesquisas socioeconômicas da Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães, “a agropecuária foi um setor com crescimento expressivo, mas não é o único a influenciar o resultado do estado. A indústria e os serviços também têm peso. Tivemos uma retração no quarto trimestre, mas o quadro acompanhou o cenário nacional, que também foi de retração, e acredito que haverá uma recuperação para o ano de 2019”, afirmou. (com informações G1)