A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (25) mais uma edição da “Sexta Sem Aedes”, ação estratégica de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As atividades de campo serão concentradas nos bairros Pedra Linda, Novo Tempo, Jardim Petrópolis e São Gonçalo, áreas que registraram maior índice de focos do mosquito nas últimas semanas.
Ao todo, 30 Agentes de Combate às Endemias (ACE) irão atuar nas comunidades com visitas domiciliares, os profissionais irão realizar inspeção de reservatórios, aplicar larvicida, passar orientações educativas e auxiliar na eliminação de criadouros do mosquito. A iniciativa integra o plano de enfrentamento às arboviroses da Secretaria de Saúde, que tem ampliado o trabalho de cobertura dos Agentes de Combate às Endemias nos bairros e promovido mutirões semanais em áreas estratégicas da cidade.
A Secretaria reforça que o combate ao mosquito é uma responsabilidade coletiva. A população pode colaborar permitindo o acesso dos agentes às residências, além de manter reservatórios bem vedados e eliminar objetos que acumulem água parada.