O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, avaliou como “muito benéfico” o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump, em uma conversa que, segundo ele, representa um novo momento nas relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. Em entrevista ao programa Nossa Voz, o ministro destacou que a aproximação entre os dois líderes é um gesto político e econômico importante para os dois países.
“O encontro entre o presidente Donald Trump e o presidente Lula foi muito benéfico para o Brasil e para os Estados Unidos. É o que eu digo sempre: são as diferenças que constroem as convergências. E o Brasil nunca precisou tanto de convergência como está precisando agora. Isso é muito importante para o país, e nós estamos felizes com esse diálogo que houve”, afirmou o ministro.
Silvio Costa Filho adiantou que há expectativa de que os Estados Unidos apresentem, nos próximos dez dias, uma proposta para rediscutir o tarifário entre os dois países, o que pode impactar positivamente as exportações brasileiras — especialmente no setor de frutas e vinhos do Vale do São Francisco.
“Nossa expectativa é que, nos próximos dez dias, os Estados Unidos possam apresentar uma proposta de rediscussão desse tarifário, para que possamos ampliar a corrente de exportação e importação. Mais do que isso, queremos preservar uma relação que já tem mais de 200 anos e que é benéfica para os dois países — sobretudo para os Estados Unidos, que têm saldo positivo na balança comercial em relação ao Brasil”, explicou.
O ministro avaliou com otimismo o cenário econômico nacional e disse acreditar que o Brasil atravessa um momento de consolidação de crescimento, com inflação controlada e indicadores positivos em vários setores.
“Ainda bem que houve uma boa química entre o presidente Lula e Donald Trump, e agora é trabalhar muito. Eu estou muito animado com o momento que o Brasil vive. Estamos terminando o ano com crescimento de 2,5%, inflação controlada, grande expansão na construção civil, na indústria, no turismo e nos serviços. A renda do povo brasileiro tem crescido e o desemprego está no menor patamar da história, com 5,8%”, destacou.
Silvio também afirmou que o governo federal tem registrado o maior volume de concessões e investimentos públicos e privados da história, o que, segundo ele, reflete a estabilidade e a confiança que o país recupera junto ao mercado.
“O emprego é o maior programa social do país”
Ao comentar as políticas sociais, o ministro defendeu a importância dos programas do governo, mas destacou que o emprego e a renda devem ser vistos como o principal instrumento de inclusão e dignidade.
“Eu sou defensor dos programas sociais — Bolsa Família, Pé-de-Meia, Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, agricultura familiar — todos eles são fundamentais. Mas, na minha avaliação, o programa mais importante do país é o emprego e a renda. É isso que traz dignidade e felicidade para as pessoas. E é nessa direção que quero continuar trabalhando ao lado do presidente Lula”, afirmou.
Relação política com Lula e equilíbrio dentro do Republicanos
Questionado sobre como mantém relação próxima com o presidente Lula mesmo sendo filiado ao Republicanos, partido que tem lideranças de oposição em outros estados, o ministro respondeu que sempre teve posição clara de apoio ao presidente.
“ Eu votei em Lula na última eleição e sempre estive ao lado dele, como vereador do Recife, deputado federal, secretário de Estado e agora ministro. São 25 anos de vida pública ao lado do presidente Lula, e em 2026 votaremos novamente nele, porque acreditamos que o Brasil precisa continuar crescendo e melhorando a vida do povo”, disse.
Sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também filiado ao Republicanos, o ministro foi diplomático ao reconhecer a trajetória do colega.
“O governador Tarcísio tem tudo para ser reeleito. Ele é jovem, preparado e tem tempo pela frente. Sempre me disse que é candidato à reeleição, e é o movimento natural que ele tem feito. O importante agora é trabalharmos muito, ajudando Pernambuco e o Brasil”, afirmou.
“João Campos é o melhor nome para governar Pernambuco”
Na reta final da entrevista, Silvio Costa Filho também falou sobre o cenário político estadual e a possibilidade de disputar o Senado em 2026. Questionado sobre alianças e apoios, o ministro declarou apoio ao prefeito do Recife, João Campos , para o governo de Pernambuco.
“Estaremos ao lado de João Campos. Ele é a melhor opção para governar Pernambuco. É um jovem sério, preparado, com espírito público e uma gestão muito bem avaliada. Não tenho dúvida de que será um grande governador ao lado do presidente Lula, para que possamos reviver os tempos de Eduardo Campos e Lula, que foram muito benéficos para o Estado”, afirmou.



