Silvio Costa Filho trabalha consenso para assumir Codevasf e diz que definição de Lula será divulgada até o fim do mês

0
Silvio Costa Filho. Foto: Câmara dos Deputados

Ao falar sobre uma possível indicação à presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o deputado federal Silvio Costa (Republicanos), não se assume prontamente como aquele que indicará o escolhido. Entretanto, não esconde as articulações feitas para alcançar o comando de uma das estatais mais escolhidas para alocação de emendas parlamentares, que em 2022 teve R$ 1,2 bilhão em verbas destinadas ao orçamento federal. 

“Nós temos conversado com o presidente Lula (PT) e com o ministro da Casa Civil, Alexandre Padilha, e naturalmente com outros deputados de Pernambuco, com outros partidos para tentarmos construir de maneira coletiva esse espaço na Codevasf. Até porque o nome que for indicado tem que atender a todos os deputados federais, todos os prefeitos de Pernambuco, que possa dar celeridade aos às obras de infraestrutura, que possa ajudar uma região tão importante que é o Vale do São Francisco, sobretudo na agenda do desenvolvimento econômico, no desenvolvimento social”, afirmou Silvio Costa Filho, em entrevista ao Nossa Voz desta terça-feira (14). 

Ciente da importância do órgão, Costa Filho busca ser consenso das forças que atualmente disputam o comando da Codevasf, sem atrapalhar a governabilidade do governo Lula, que busca uma aliança duradoura com o Centrão. Informações de bastidores apontam sua busca pelo fortalecimento do nome de Samuel Andrade, secretário executivo de Saneamento do Recife, junto aos partidos alinhados ao PT, e ainda destacou a amizade com Fernando Filho (União) para uma possível validação do aliado entre os partidos de centro. A definição, segundo o republicano, deve sair até o próximo dia 30. 

“Estamos conversando. Tenho conversado com o prefeito João Campos (PSB), conversamos lá atrás com o senador Humberto Costa (PT) e acho que até o próximo dia 30 de março a gente deve ter um desenho mais claro sobre isso, para que a gente possa também construir de maneira coletiva. E o próprio Fernando Bezerra Filho, que é um amigo pessoal independente de qualquer disputa eleitoral eventual em qualquer cidade, eu tenho muito apreço pelo deputado Fernando Filho, até por termos uma relação pessoal, e ele, sem dúvida alguma sempre terá uma presença importante na Codevasf até porque faz política em Petrolina”. 

Questionado sobre os rumores ventilados em Pernambuco de que o senador Humberto Costa estaria atrapalhando o desenrolar das indicações do segundo e terceiro escalão, Silvio Costa Filho nega, inclusive, ter sido alvo de tal resistência. “Não procede. O senador Humberto Costa tem procurado ajudar o presidente Lula desde o primeiro momento, é um quadro profundamente importante no Congresso Nacional e é legítimo que ele possa indicar nomes para compor o segundo escalão e o terceiro escalão do Governo Federal. Eu tenho com o senador Humberto uma boa relação, votei nele em praticamente todas as vezes que ele disputou a eleição e nós estamos alinhados ao lado do presidente Lula para construirmos um projeto para Pernambuco”. 

Ainda em entrevista ao NV, o deputado reforçou o seu papel nas articulações importantes para o governo federal e assegurou ter uma posição estratégica para alinhamentos nas futuras eleições. “Hoje, claramente, há um alinhamento no estado de Pernambuco entre o PT, o Republicanos e o PSB. Estamos trabalhando, primeiro, para ajudar o presidente Lula na agenda da governabilidade, segundo, de fato ao lado dos ministros, apresentar um conjunto de ações para Pernambuco e paralelamente, nós vamos trabalhar fortemente para que possamos de forma coletiva, ajudar Lula nas prioridades do Estado. Até para construir um projeto para 2024 e para 2026”, arrematou.