Simão acompanha operação especial de drenagem do Jatobá

0

A região no entorno da Lagoa do Jatobá foi uma das mais afetadas pelas fortes chuvas que caíram nesta semana. O volume de água foi tão grande que houve um transbordamento no local impedindo a passagem de veículos e pedestre pela via que liga o centro a diversos bairros. Para solucionar o problema, uma grande operação foi articulada pelo prefeito Simão Durando, neste sábado (6), que fez questão de acompanhar de perto às ações. O prefeito esteve acompanhado de diversos vereadores e do deputado estadual Antonio Coelho.

Desde a última quarta-feira (3), duas bombas estão operando no local para a drenagem da água. Neste sábado, a operação foi reforçada com a instalação de uma nova bomba mais potente, além do trabalho de 25 homens, dois caminhões e retroescavadeira. Também estão sendo instaladas cerca de 150 tubulações de 35mm e 100mm, em parceria com a Codevasf. A expectativa é que o trânsito seja liberado nos próximos dias.

O gestor ainda visitou diversos bairros que também estão recebendo ações para diminuir os transtornos causados pelas chuvas, como limpeza de canais e patrolamento. As regiões visitadas foram os bairros São José, Vila Marcela, São Gonçalo, Vila Eulália e Jardim Guararapes. Ao todo cerca de 150 homens e diversas máquinas estão espalhadas pela cidade em um trabalho que foi intensificado para atender de forma urgente a população do município.

“As chuvas deram uma trégua, mas o trabalho não. Hoje é sábado e as ações da gestão seguem para sanarmos os transtornos causados pelas últimas chuvas. Aqui na região do Jatobá, trouxemos mais um equipamento para reforçar esse trabalho, contribuindo com o escoamento desse grande volume de água e evitando que o acúmulo recente cause ainda mais danos à população. Lembro que a quantidade das chuvas que caíram na cidade desde janeiro, já é maior do que todo o esperado para o ano, ultrapassando 500 mm, e por isso, continuamos em alerta e trabalhando na busca de mais segurança e tranquilidade para os petrolinenses. Conseguir diminuir esses impactos é um desafio que requer muito planejamento e ações de manutenção, mas também obras mais robustas para estruturar as áreas críticas. Estamos criando soluções para resolver de forma emergencial, mas para que nas próximas chuvas os transtornos sejam menores. Seguimos muito forte no trabalho por Petrolina”, explica o prefeito Simão.