Simão autoriza construção da maior Unidade Básica de Saúde de Petrolina no bairro João de Deus

0

O prefeito Simão Durando assinou, nesta terça-feira (7), a ordem de serviço para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro João de Deus. Com investimento estimado em quase R$ 3 milhões, a obra vai substituir a antiga UBS Álvaro Rocha, que será demolida para dar lugar a uma estrutura moderna, ampliada e totalmente acessível, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da atenção primária em saúde em Petrolina.

O equipamento atenderá uma população de 15.530 pessoas, atualmente divididas entre as unidades Álvaro Rocha e Josefa Bispo. O prédio contará com quatro Equipes de Saúde da Família (ESF), garantindo cobertura integral à comunidade. De acordo com o prefeito Simão Durando, o investimento representa mais um avanço no processo de reestruturação da rede municipal de saúde.

“É aqui, na periferia, nos bairros mais populosos, que temos feito grandes investimentos para transformar a vida das pessoas. O João de Deus vai ganhar uma unidade moderna, acessível e totalmente equipada para cuidar das famílias com dignidade e respeito. Estamos levando saúde de verdade para perto de quem mais precisa e mostrando que o desenvolvimento da cidade acontece de forma igual para todos os cantos”, destacou o prefeito.

A estrutura terá consultórios médicos, de enfermagem e odontológicos; salas de procedimentos, imunização e coleta de exames; farmácia para dispensação de medicamentos; sala de acolhimento e classificação de risco; além de áreas administrativas, copa, estacionamento com acesso para ambulâncias e espaços destinados a atividades coletivas e de educação em saúde.

O projeto também prevê núcleos de cuidado, sala lilás, voltada ao atendimento de mulheres em situação de violência, sala de amamentação e setor de telessaúde, garantindo acolhimento humanizado e integração com a rede municipal. A UBS vai dispor ainda de sala de esterilização, depósitos adequados para resíduos, recepção climatizada e espaço para descanso dos profissionais.

Fonte: Ascom