O prefeito Simão Durando lançou, nesta sexta-feira (05), o edital para inscrições no programa Minha Casa, Minha Vida. Nesta primeira etapa serão disponibilizadas 200 vagas para o residencial Dom Avelar I. O cadastramento será feito de forma digital, por meio do sistema eletrônico “Novo Lar”, também lançado pelo prefeito nesta sexta.
As inscrições começam na segunda (08) e continuam até o dia 26 de setembro. Para se inscrever, a população deve entrar no site https://www.acessoseg.com.br:8081/NovoLar ou baixar o aplicativo Novo Lar na loja do Android. Após preencher todos os dados, o usuário passa a integrar o Cadastro Municipal de Habitação de Interesse Social e, dessa forma, participar de outras seleções de moradias populares.
Do total de moradias construídas no residencial Dom Avelar I, 100 vagas serão reservadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do BPC, Bolsa Família ou pessoas com microcefalia. Outras dez unidades serão reservadas para idosos, dez para pessoas com deficiência, e o restante distribuído conforme critérios de pontuação do Governo Federal.
A previsão de entrega do residencial Dom Avelar I é para o primeiro semestre de 2026. Segundo o prefeito Simão Durando, mais habitações estão previstas para outra etapa. “Não estamos falando apenas de construir casas, mas de realizar sonhos, de dar segurança, estabilidade e esperança a quem mais precisa. Trabalhamos muito junto ao governo federal para garantir a chegada desse e outros habitacionais em Petrolina. Cada chave entregue significa uma vida transformada, uma família que vai poder viver com dignidade. Depois do residencial Dom Avelar I, vamos abrir as inscrições de outro habitacional e vamos seguir trabalhando para atrair outras moradias, que irão transformar as vidas de muitas famílias”, completou Simão Durando.
Exigências – Para se inscrever no programa habitacional, há critérios definidos pelo Governo Federal para estar apto no Minha Casa, Minha Vida. São exigências básicas: morar, no mínimo, há 2 anos em Petrolina; ter renda bruta familiar no máximo de 2.850 reais; possuir cadastro ativo e atualizado no CadÚnico antes da publicação do edital; ter, pelo menos, 18 anos ou emancipado; por fim, ser, obrigatoriamente, o responsável pela unidade familiar, conforme CadÚnico.
Os usuários que estiverem aptos ainda terão de passar por uma seleção com diversos critérios estipulados pelo governo federal. A previsão é que, em novembro, apos a análise de todos os cadastros, a Caixa Econômica publique a relação dos 200 beneficiários do Residencial Dom Avelar I.