Com o avanço da tecnologia e de soluções inovadoras, as prefeituras e órgãos públicos têm buscado se adaptar ao novo momento da sociedade. Neste sentido, o prefeito Simão Durando assinou, nesta quarta-feira (12), um protocolo de intenções com a Caixa Econômica Federal para acelerar a inovação e o desenvolvimento tecnológico nos serviços de saúde, zeladoria, social, proteção do meio ambiente, infraestrutura entre outros. O documento foi assinado em Brasília com representantes do banco federal.
A ideia é através do convênio com a Caixa conhecer e se interligar a empresas especializadas em novas formas de realizar serviços e procedimentos de interesse público. O contato da prefeitura com essas novas metodologias ocorrerá dentro do Espaço TEIA, um organismo criado pela Caixa para apresentar e aproximar startups e as chamadas GovTechs dos órgãos públicos. Ao mesmo tempo que o programa garante acesso das prefeituras a soluções inovadoras, estimula negócios entre pequenas, grandes empresas e governos, criando um ecossistema criativo.
Petrolina já promove ações tecnológicas inovadoras. A prefeitura da cidade sertaneja foi uma das primeiras do Brasil a acabar com o uso do papel para ofícios, circulares internas e emissão de outros documentos. Desde 2018, tudo isso é feito de forma digital, reduzindo tempo, custos com transporte, materiais gráficos e ajudando o meio ambiente. O município também tem incentivado o uso de aplicativos para conectar a população a serviços como emissão de alvarás, marcação de consultas, iluminação, entre outros atendimentos.
Segundo o prefeito Simão, entrar no Espaço TEIA da Caixa poderá inserir a prefeitura num vasto universo de possibilidades para tornar a gestão mais eficiente e a população mais satisfeita com o serviço público. “Queremos buscar com esse convênio novas soluções para melhorar e agilizar todos os serviços. Hoje, muita coisa a gente resolve num clique, numa ação no celular. Então, essa parceria com a Caixa é para identificar novas soluções tecnológicas e métodos diferentes para tudo o que a gente faz na prefeitura. Já somos premiados em inovação, mas queremos que Petrolina vire um exemplo de tecnologia. Nossa história mostra que crescemos sempre buscando pensar a frente e esse é um passo para se conectar com o futuro e facilitar a vida no presente”, explicou o prefeito após assinar o protocolo de intenções.
Representando a Caixa, no encontro, estiveram presentes o diretor executivo de Clientes, Canais, Inteligência de Dados e Inovação, Renan Correia, e o superintendente executivo de Governo do Vale do São Francisco, Vinícius Almeida. Após a assinatura do protocolo de intenções, o próximo passo da prefeitura será definir o prazo para começar a conectar os gestores das secretarias com as startups e empresas tecnológicas em busca de soluções inovadoras para Petrolina. A meta da prefeitura é ainda este ano iniciar o trabalho em parceria com o Espaço TEIA.