A saúde pública de Petrolina segue com investimentos para ampliação do atendimento básico nos bairros da cidade. Nesta terça-feira (02), dentro da programação de aniversário de 130 anos da cidade, o prefeito Simão Durando assinou a ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Portal da Cidade, garantindo acesso a serviços essenciais com mais qualidade, conforto e resolutividade. Desde 2017, Petrolina já inaugurou 14 novas unidades de saúde, totalizando 58 equipamentos distribuídos entre a zona urbana e rural.
O evento contou com a presença de vereadores, lideranças, além do deputado estadual Antônio Coelho e o ex-prefeito Miguel Coelho. A nova unidade terá capacidade para atender 4.710 famílias. Com investimento de R$ 2 milhões, o equipamento vai modernizar a rede de atenção básica, reduzir a sobrecarga em outras unidades e ampliar a oferta de serviços de saúde em uma região em pleno crescimento.
O projeto prevê uma estrutura completa e humanizada, com consultórios médicos, de enfermagem e odontológico; salas de procedimentos, exames e imunização; recepção climatizada; farmácia; sala de acolhimento e classificação de risco; banheiros adaptados; área para atividades coletivas e estacionamento com acesso para ambulâncias. Também estão previstas áreas administrativas, copa, sala de reuniões e espaço de descanso para os profissionais, garantindo melhores condições de trabalho às equipes.
A UBS contará com duas Equipes de Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. O objetivo é assegurar cobertura integral e contínua, fortalecendo a prevenção de doenças e a promoção da saúde, consolidando a unidade como referência no território.
“Estamos realizando um grande sonho para o Portal da Cidade. Essa UBS será um espaço moderno, acessível e preparado para cuidar da nossa gente com dignidade e qualidade. Saúde é prioridade na nossa gestão e, com esse investimento, Petrolina dá mais um passo para garantir que cada família tenha atendimento próximo de casa, fortalecendo a Atenção Básica e oferecendo um SUS mais resolutivo e humanizado. Ao todo, vamos construir nove Unidade Básicas de Saúde”, afirmou.
fonte: Assessoria