Com mais de 50 anos de história, o Museu do Sertão, em Petrolina, preserva a história da cidade e do sertão. Em um momento histórico, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, autorizou, nesta terça-feira (29) a reforma e ampliação do equipamento histórico-cultural. O projeto, anunciado oficialmente pela gestor municipal, busca modernizar o museu, melhorar a estrutura física e preservar o acervo, tornando o espaço mais acessível e atrativo para moradores e turistas.
Durante o evento de autorização das obras, Simão Durando destacou a importância do Museu do Sertão para a valorização da identidade cultural de Petrolina e da região. “O museu é um patrimônio de todos os sertanejos e representa a história, a luta e a tradição do nosso povo. Com essa reforma, queremos garantir que ele continue preservando essa memória para as futuras gerações, ao mesmo tempo em que o tornamos um ambiente mais moderno e acessível para todos”, afirmou o prefeito.
Com um investimento de quase R$ 1 milhão, o projeto de reforma incluirá melhorias na infraestrutura, como a construção de sala de exposições; sala de áudio visual; sala do museólogo;
criação de espaço para exposições ao ar livre com palco; climatização de todos os ambientes; construção de banheiros exclusivos para funcionários e para visitantes; troca de todo o telhado, de todas as instalações elétricas e hidrossanitarias; nova iluminação em LED; além de jardins sertanejos e nova fachada. Todo o prédio contará com acessibilidade.
“Aqui estamos cuidando de uma herança, está no meu DNA, deixado pelo meu pai. Cuidar da cultura de Petrolina é cuidar da alma de nossa gente. É um equipamento que guarda a história de uma cidade que foi passagem para Juazeiro e hoje é parada obrigatória para todo o Brasil. Vamos continuar trilhando esse caminho, com o resgate da história da nossa cidade, de um passado com história de superação, mas com um futuro de avanços”, concluiu o prefeito.
As obras estão previstas para iniciar já na próxima semana, com previsão de entrega até o final do próximo ano. Durante o período de reforma, o Museu funcionará em um espaço provisório localizado na rua Pacífico da Luz, 268, Centro.
Fonte: Assessoria