Simão Durando detalha reforma administrativa e reforça metas para novo mandato em Petrolina

0

O prefeito reeleito de Petrolina, Simão Durando, apresentou os objetivos e mudanças previstos na reforma administrativa de sua gestão, destacando a criação e reorganização de secretarias, além de ajustes em setores estratégicos. A iniciativa visa aprimorar serviços e alinhar a estrutura administrativa às demandas da população.

Entre as principais mudanças, Simão destacou a divisão da Secretaria de Infraestrutura, com a criação da Secretaria de Serviços Públicos, para fortalecer ações voltadas à limpeza e manutenção, abrangendo áreas urbanas, irrigadas e rurais. Outra novidade é a criação da Secretaria de Comunicação. “Petrolina é hoje a maior cidade do interior de Pernambuco, e ela precisava, nesse momento, de uma secretaria que desse esse empoderamento”, explicou.

O prefeito também anunciou avanços na área de saneamento básico, com metas para tratar as principais bacias da cidade, como as do Antônio Cassimiro, Jatobá e Jardim Petrópolis. “Nós já temos R$ 20 milhões em conta para começar a fazer o saneamento. Nos 100 primeiros dias de gestão, estaremos anunciando o início dessas obras”, garantiu.

Além disso, Simão revelou a criação de um setor específico para políticas públicas de proteção animal, dentro da Agência do Meio Ambiente. Entre as ações previstas, está a construção da primeira clínica veterinária da cidade, com edital de licitação previsto para janeiro. Houve ainda a reestruturação das pastas de Planejamento e Agricultura, agora renomeada como Secretaria de Desenvolvimento Agrário, com foco em novas atribuições.

Saúde, Facape, regionalização dos serviços de água e saneamento como prioridades

Simão abordou as queixas sobre a saúde municipal, afirmando que os secretários terão metas específicas a cumprir e reforçando sua presença nas unidades básicas de saúde. “Eu vou chegar sem avisar, vou fazer blitz nas UBS, e aqueles servidores que não estiverem atendendo bem a população, nós vamos realmente pedir licença”, afirmou.

Sobre a Facape, Simão detalhou o trabalho de recuperação financeira e administrativa da instituição. Ele destacou o impacto do curso de medicina e anunciou a criação de uma clínica-escola para o próximo ano. “A Facape está com as contas sanadas e pronta para continuar investindo na educação de diversas famílias de Petrolina e do Vale do São Francisco”, disse.

Questionado sobre a regionalização do abastecimento de água e tratamento de esgoto, Simão reafirmou o compromisso com o tema, mencionando a criação de uma companhia municipal de águas e saneamento. “Nós vamos assumir diversos sistemas de abastecimento na cidade de Petrolina. Eu não posso ficar calado vendo a população com sede e lama na porta de casa”, declarou.

Cerimônia de posse no bairro João de Deus

A posse do novo mandato de Simão ocorrerá no bairro João de Deus, marcando uma mudança em relação aos eventos anteriores, realizados em espaços tradicionais da cidade. “Por todas as comunidades, a partir do dia primeiro, minha posse será na praça do João de Deus, para mostrar à população que vamos trabalhar perto das comunidades”, concluiu.

Com uma expressiva votação na última eleição, Simão reafirmou seu compromisso em trabalhar com foco nas demandas da população. “Petrolina merece respeito, e é isso que vamos fazer durante os próximos quatro anos”, finalizou.